Fazer é saber. Na Visita Domiciliar, no Dia da Celebração da Vida e nas Reuniões para Reflexão e Avaliação aprendemos cada vez mais.

Ao fazer essas atividades e continuar a formação, ou seja, aprofundar e atualizar conhecimentos, trocar experiências sobre as situações das famílias, ficamos cada vez mais confiantes e preparados. Assim temos mais chances de descobrir como contribuir para a promoção das famílias, pois a realidade que encontramos é muito desafiante e exige atualização constante. Ação e formação ajudam a nos sentirmos mais capazes e felizes.

A formação contínua é um direito dos líderes da Pastoral da Criança. Essa formação acontece, principalmente nas Oficinas de Formação Contínua Integrada (OFCI) que devem ser realizadas, pelo menos, uma vez ao ano, com o apoio de coordenadores e capacitadores e nas Reuniões para Reflexão e Avaliação (RRA).

Assim, o trabalho na Pastoral da Criança vai tecendo, em cada comunidade, uma rede entre todas as pessoas que estão envolvidas nele: líderes, famílias, coordenadores, capacitadores. Todos juntos formam uma rede comunitária de apoio, solidariedade e amor ao próximo.

Líder, ao atuar na comunidade, você está unido a todas as pessoas que contribuem e já contribuíram com a Pastoral da Criança, concretizando sua missão. Assim, faz crescer a semente que foi lançada em 1983 e transformou-se em uma grande árvore.

Nessa árvore, a raiz de sustentação é o Amor. É essa experiência de Deus em nós, por nós e conosco que é a raiz de nossa vida. Deus é Amor. Com Jesus aprendemos que amor é a prática concreta de doação e de martírio. A fé é a expressão do amor na vida cotidiana. Fé é movimento. Fé é vida.

O tronco é formado pelas Ações Básicas de Saúde, Educação, Nutrição e Cidadania. Nos galhos estão as Ações Complementares e as Ações Opcionais que a comunidade necessitar. Os frutos são os resultados alcançados nas comunidades.

"... se a raiz é santa, os ramos também são santos… toma consciência de que não és tu que sustentas a raiz, mas é a raiz que te sustenta." (Rm 11, 16.18)


Líder, você está terminando sua capacitação no Guia do Líder. Você é uma pessoa especial, pois escolheu uma missão que exige compromisso, dedicação e um grande amor ao próximo. Mas, você e os outros líderes da sua comunidade não estão sozinhos. Fazem parte agora da grande rede de amor, solidariedade, cidadania e paz da Pastoral da Criança!

Agora você é discípulo missionário de Jesus, pois aceita sua palavra, sua pessoa, seu projeto. Você se torna pastor como Ele e vai, principalmente, ao encontro dos mais necessitados com a atitude daquele que ama, que cuida, que orienta, que adverte e também ampara.

A atuação de todos na Pastoral da Criança e, principalmente de você, líder, é uma escolha diária pela vida plena das crianças e gestantes.

"Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E, cada dia, o Senhor acrescentava a seu número mais pessoas que estavam sendo salvas." (At 2,47)

Você está aqui: