O Acompanhamento Nutricional é uma ação que tem por objetivo avaliar o estado nutricional das crianças, a cada três meses, no dia da Celebração da Vida

Para isso, conta com a equipe de ramo ou de comunidade, que é previamente capacitada para:

  • pesar as crianças, usando balança com qualidade comprovada, devidamente regulada, e retirando o máximo possível de roupa dos bebês e crianças de forma que o peso apontado pela balança seja o peso real da criança ou bebê.
  • medir a altura das crianças usando o estadiômetro, cuidando para medir as crianças de até dois anos de idade deitadas e as maiores de dois anos em pé.

Tanto os membros desta equipe como os demais líderes podem incluir os dados das medidas no Aplicativo Visita Domiciliar e Nutrição, o qual fará os cálculos e mostrará o resultado do estado nutricional da criança e a e-cartela de orientação que será compartilhada e discutida entre o líder e a mãe ou responsável pela criança.

 

Cartão de medidas

Cada criança tem um cartão de medidas, no qual são anotados os dados de cadastro, peso e altura/comprimento ao nascer, data, e as medidas realizadas no dia. Deve ser preenchido pelos líderes com letra de forma, legível, para facilitar o entendimento de quem digitará os dados no App visita. Esse cartão deve permanecer na comunidade. Veja o exemplo do cartão de medidas:



e-Cartelas

As e-cartelas fornecem as informações que serão utilizadas pelos líderes na orientação às famílias. Elas levam em consideração a idade da criança e, para menores de 6 meses, cruzam os dados do estado nutricional com as respostas sobre amamentação ou alimentação coletadas na última visita domiciliar. Dessa forma, a orientação se torna bastante individualizada e com mais qualidade.

As e-cartelas estão disponíveis para compartilhamento no aplicativo no botão “Acompanhamento Nutricional”, no menu da criança. Para compartilhar, basta clicar no botão de compartilhamento no canto superior direito da tela e escolher por qual meio deseja enviar (e-mail, whatsapp, bluetooth, entre outros). Com este compartilhamento, a família receberá:

  • A e-cartela específica do estado nutricional atual; 
  • A e-cartela com orientações gerais de acordo com a idade da criança;
  • O gráfico do IMC (Índice de Massa Corporal) por idade;
  • Os dados de peso e altura das últimas três medidas da criança.

O resultado do Acompanhamento Nutricional deve ser compartilhado e discutido na hora com pais ou responsáveis pela criança. Assim, eles voltam para casa sabendo quais orientações devem seguir para melhorar o estado nutricional do seu filho ou filha.

Líder, atente para as e-Cartelas com as cores vermelha e alaranjada. São situações que merecem mais tempo e atenção na hora de conversar com os pais. São os casos de crianças com desnutrição e que não aumentam ou perdem peso e as crianças com sobrepeso e obesidade que continuam aumentando de peso. Antes de orientar os pais com as e-Cartelas de desnutrição e obesidade, procure olhar para a criança em questão. Em caso de dúvida, confira os dados no cartão de medidas e, se a dúvida persistir, peça à equipe para refazer as medidas e garantir um resultado correto.

Esta orientação deve ser realizada de forma individual e não para várias famílias ao mesmo tempo. Assim evita-se constrangimento.

Depois da Celebração da Vida o acompanhamento continua nas visitas domiciliares, com o apoio das informações do aplicativo Visita Domiciliar e Nutrição.


Inclusão das medidas do Serviço de Saúde

Outra novidade é que, além da avaliação feita pela Pastoral da Criança na Celebração da Vida, o líder tem autonomia para incluir as medidas de peso e altura que foram realizadas no serviço de saúde e que, normalmente, são anotadas na Caderneta ou Cartão da Criança. Isso pode ser feito durante a visita domiciliar. 

Cada vez mais as famílias acompanhadas terão a garantia de um acompanhamento nutricional de qualidade e que pode fazer a diferença na vida de muitas crianças

Você está aqui: