Os cuidados com a higiene do corpo e da casa são importantes para a saúde de todos na família, principalmente a do bebê, pois evitam muitas doenças.


Limpeza da boca

Os líderes devem orientar os pais a fazerem sempre a higiene da boca do bebê, principalmente com a introdução de novos alimentos. 

Entre nove e onze meses o bebê agora já pode ter até oito dentes, que precisam ser limpos para não ficarem com restos de alimentos que provocam cáries. A cárie é uma doença causada por bactérias que passam de uma pessoa para outra. O bebê também pode pegar essas bactérias com colheres, xícaras usadas por outras pessoas ou ao colocar na boca uma chupeta suja, mal lavada.

Não é necessário adoçar a alimentação dos bebês. O açúcar é uma das principais causas de cárie dentária. Assim, quanto mais tarde a criança o receber, menos chance terá de ter cáries.

É preciso orientar a família a não soprar ou mastigar os alimentos antes de dar para o bebê. A cárie também pode ser transmitida desse jeito.


Higiene no preparo e consumo dos alimentos

Se houver higiene no preparo da alimentação, evitamos doenças como a diarreia. Assim, é preciso lavar sempre as mãos antes de preparar os alimentos, ter cuidado na hora de guardá-los, evitar o contato com moscas e oferecer sempre água tratada, filtrada ou fervida para o bebê.

Como o bebê gosta de pegar em tudo, é necessário lavar bem suas mãozinhas antes de comer.


Hora do banho

Como o bebê precisa ir para o chão para se movimentar, ele agora se suja mais. Por isso, o banho diário tem grande importância. 

Também é um bom momento para conversar com o bebê e tocá-lo com carinho. Quando os pais falam para ele o nome das partes do corpo: cabeça, mãos, pés, ele aprende logo o nome delas.

 
Acidentes domésticos
 
 
O bebê não pode ficar sozinho no banho, mesmo que seja por um minuto. O risco de quedas e afogamento é grande!




Você está aqui: