Líder, oriente as famílias para conversarem muito com o bebê. O importante é que as pessoas falem com ele sobre as coisas do dia-a-dia, para que, no seu tempo, ele comece a usar a fala como principal instrumento para dizer o que quer e o que sente. Contar histórias, falar poesias, fazer teatros, vai ajudar muito a comunicação do bebê.
O bebê gosta muito de brincar com os irmãos e com outras crianças, mas ainda não sabe emprestar ou dividir brinquedos, mas quando as pessoas brincam juntas, ele vai aprendendo a conviver com as outras pessoas e a dividir seus brinquedos. Ao oferecer objetos seguros para que brinquem, eles vão descobrindo por meio das experiências como jogar, pegar, apertar, bater, etc. Às vezes, será preciso paciência para devolver ao bebê o que ele joga. Essa é a oportunidade de entender que objetos desaparecem e reaparecem, assim como a descoberta de que existem sons diferentes.
Estresse tóxico
Líder é bom conversar com as famílias e orientar sobre os cuidados, em relação ao estresse tóxico na infância. Esse tipo de estresse pode causar danos irreversíveis para o desenvolvimento do bebê. Pesquisas têm nos mostrado cada vez mais sobre os impactos que o estresse tóxico (ocasionado por situações de negligência, violência e abusos) causa ao desenvolvimento cerebral do bebê, que quando ocorre de forma constante e repetida, por longos períodos sem o apoio de um adulto acolhedor, poderá causar sérios danos físicos e psicológicos para a vida adulta.
Saiba mais sobre o estresse tóxico e como evitá-lo no vídeo: O estresse tóxico prejudica o desenvolvimento saudável
A melhor maneira de cuidar e proteger o bebê e a criança é o aconchego de um abraço. O colo, as conversas e o carinho deixam o bebê mais seguro e muito amado.
Nessa fase o bebê não para quieto, pois está aprendendo a engatinhar, se levantar e se movimentar por conta própria. Por isso, precisa de um espaço seguro que lhe permita tentar se movimentar de várias maneiras. Para o bebê se movimentar com segurança, é bom que os pais organizem um espaço na casa.
A participação de uma pessoa durante as brincadeiras e descobertas é fundamental. Ofereça um apoio como mesa ou cadeiras para que tente agarrar e ficar em pé. Assim treinará seu equilíbrio e força, e na maioria das vezes, por meio de tentativas poderá cair e se levantar. Ofereça espaços seguros para que o bebê possa se movimentar, brincar e aprender.
Para o bebê aprender a andar também é importante contar com a ajuda das pessoas. Ele gosta quando seus pais e irmãos o ajudam e animam a andar, pois aprecia a atenção deles. No início vai precisar da ajuda das pessoas para andar e se movimentar, depois, vai andar sozinho.
- e-Capacitação
- >
- e-Guia do Líder reduzido para os países
- >
- 10ª etapa - O bebê de 6 a 12 meses
- >
- Como o bebê pode aprender e se desenvolver