bichosemcasa_188

Na maioria das vezes os animais domésticos fazem parte da família. Porém, estes animais transmitem diversas doenças perigosas. Muitas pessoas, apesar de amarem os animais domésticos, têm receio das doenças transmitidas por eles.

O pêlo, a saliva, as patas, as fezes e a urina de gatos e cachorros abrigam diversos “bichinhos” capazes de provocar doenças. Mas estas doenças não serão um problema se você souber como evitá-las. Basta tomar alguns cuidados, como a vacinação dos bichos e consultas periódicas ao veterinário, mesmo com seu animal sadio. Por exemplo, não compartilhe alimentos ou cama com os animais; evite carinhos, como beijos ou lambidas muito próximas ao rosto; recolha rapidamente as fezes e urina dos animais e procure assistência médica imediata sempre que alguém for mordido por um desses bichos.

A mãe ou outra criança menor precisam sempre lavar as mãos e tomar certos cuidados quando tocarem nos animais. Se for um animal que tem pêlo longo é preciso evitar os pêlos no ambiente e vários outros detalhes que você deve prestar atenção.

Existem várias doenças que são comuns os animais transmitirem - principalmente esses animais que não são tratados. A raiva, as doenças de pele, brucelose, leptospirose, toxoplasmose, criptococose, bicho geográfico e muitos vermes podem ser transmitidos através das fezes e das lambidas dos cães e gatos. O contágio também pode ser pela contaminação da água e dos alimentos com os quais os animais tenham tido contato, ou ainda pela areia contaminada com as fezes. Além disso, os animais contaminados eliminam constantemente ovos dos vermes que ficam grudados nos pelos.

Leia também:
Pele saudável é fruto de observação, higiene e cuidados diários

A raiva pode ser transmitida pelo cachorro, gato, macaco, cavalo ou morcego, tanto pela mordida quanto pela saliva. É uma doença que mata em 100% dos casos. É provocada por um vírus chamado “vírus rábico” que ataca o cérebro e os nervos, gerando distúrbios de comportamento, causando muita dificuldade para respirar e para engolir até mesmo água. Por isso, existe a vacinação anual (a partir dos 4 meses de idade) dos animais domésticos. Se você ou qualquer pessoa for mordido por algum desses animais, deve entrar em contato urgente com o seu médico ou com o Posto de Saúde para tomar as vacinas necessárias e receber a orientação adequada para evitar a doença. O animal mordedor deve ser mantido preso, vivo e em observação. O cão raivoso ou “cachorro louco” como se diz, perde o apetite, baba muito, anda sem rumo e tem crises de furor durante as quais morde as pessoas ou outros animais.

Outras doenças trazidas pelos animais são as doenças de pele, principalmente a sarna. A sarna é transmitida por cão, gato, coelho e cavalo, através do contato direto com o animal doente. Para evitar isso, mantenha seu animal sempre limpo, de banho tomado. Se ele apresentar coceiras, leve-o a um veterinário. As micoses são transmitidas pelo contado direto com cão, gato ou coelho doentes. Para evitar que o animal pegue essas doenças, não deixe seu animal dormir em locais úmidos e mantenha a casinha dele limpa.

As doenças mais comuns transmitidas por cães e gatos vêm dos pelos e pela saliva: como a bronquite asmática ou rinite alérgica. Não vamos esquecer também dos piolhos, pulgas, carrapatos e bichos-de-pé, que tanto incomodam. Lembre-se só se pode viver de maneira saudável se o animal dentro de casa for um animal saudável. Banho, vacinas e todos os cuidados necessários são muito importantes, mas o melhor mesmo é o animal ter o seu lugarzinho fora da casa.

Pesquisa/ fonte: Doenças causadas por animais domésticos

1361 criancas animais url