topo azul

Reis magos 02017Crianças e jovens da catequese de 390 paróquias, inspirados pelo exemplo dos Reis Magos do Oriente, como descrito no Evangelho de São Mateus, dão continuidade a campanha Pequenos Reis Magos, promovida pela Pastoral da Criança.

A campanha que teve início em 2015 e contou com a participação de 2 dioceses, tem como objetivo angariar recursos para as crianças em situação de vulnerabilidade e também, conscientizar os brasileiros sobre a realidade em que vivem as populações de alguns dos países mais pobres do mundo, despertando a solidariedade e o espírito missionário. Neste ano, a ação engloba 70 dioceses, de 23 estados brasileiros, que juntas contribuirão com as ações da Pastoral da Criança em países como: Guiné-Bissau, Moçambique, Guatemala e Haiti.

Reis magos 22017Os recursos que serão enviados aos países beneficiados em 2018, ajudarão a mudar a realidade de muitas famílias acompanhas pela Pastoral da Criança. “A província de Zambezia, em Moçambique, conta com 3 médicos para realizar todos os tipos de atendimento. Certa vez, uma mãe levou seu filho com desnutrição grave para ser atendimento, mas os médicos o mandaram direto para casa, pois não havia mais nada o que pudesse ser feito e avisaram a mãe que a criança iria morrer. Os líderes da Pastoral da Criança, inconformados com a situação, acompanharam a família diariamente, pedindo ajuda da coordenadora da diocese de Guruê para ajudar a mãe e o bebê que sofriam de desnutrição e por meio de orientações, informações sobre saúde, higiene, alimentação, estímulo ao alimento materno e os recursos que chegaram ao país, eles vêm se recuperando”, relata Irmã Dora, missionária brasileira da Pastoral da Criança em Moçambique, na África. Reis magos 12017

Essa demonstração de amor, solidariedade e esperança, é uma experiência valiosa para os Pequenos Reis Magos: “A experiência e o valor desta campanha é indescritível. Ela marca a memória das crianças e das famílias, para sempre. Sendo um autêntico encontro pessoal com Jesus Cristo na iniciação Cristã dos catequizandos. Só tenho a agradecer a Senhor e a Pastoral da Criança por essa grande graça e alegria para os Pequenos Reis Magos e as famílias que abriram suas portas e acolheram Jesus nas Crianças”, disse o Padre Pedro Nilton Guarinão, assessora da Pastoral da Criança na paróquia de São Paulo Apóstolo, em Presidente Prudente (SP).

A alegria de ajudar aqueles que mais precisam, também é vista na fala das crianças, como mostra o vídeo feito com os participantes da campanha Pequenos Reis Magos de 2017, na Paróquia de São Pedro Apóstolo, da Diocese de Novo Hamburgo (RS). Confira: