A Pastoral da Criança está com a Casa Aberta para que todos possam conhecer melhor as ações e experiências desenvolvidas e convida os estudantes para realizar suas horas de atividades complementares obrigatórias nos ajudando a cumprir nossa missão.
Por meio do App da Pastoral da Criança + Gestante,o estudante poderá saber como funciona a instituição, sua missão, seus objetivos, suas atividades, seus conteúdos de e-capacitações, incluir gestantes e crianças conhecidas para que possam ser acompanhadas e muito mais.
Depois de conhecer nosso trabalho, caso se sinta tocado e queira atuar na comunidade como voluntário, o estudante poderá escolher, dentre as opções de atividades, quais são mais compatíveis com seus dons, disponibilidade e necessidades de horas complementares.
Há oportunidade de participação para estudantes de todas as áreas: estudantes da área da saúde podem atuar durante as Visitas Domiciliares, as capacitações, realizando rodas de conversa, nas Celebrações da Vida, na ação Acompanhamento Nutricional e muito mais; estudantes das áreas e TI e Informática podem ajudar as famílias e lideranças a baixarem e usarem o aplicativo, nas Celebrações da Vida e atividades de Acompanhamento Nutricional; estudantes de pedagogia, psicologia etc, podem desenvolver ações com as crianças, gestantes e suas famílias;estudantes dos mais diversos cursos podem ajudar na Celebração da Vida, atuar como brinquedistas, nas Visitas Domiciliares e como apoio. Enfim, todos são muito bem-vindos!
As universidades e faculdades também costumam aceitar o certificado das e-capacitações e da atuação voluntária, gerado pelo App da Pastoral da Criança, para justificar atividades complementares.
Atualmente, há diversas parcerias entre as universidades e a Pastoral da Criança ativas:
Universidade de São Paulo - Departamento de Nutrição
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade de Brasília (UnB
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Universidade Federal do Amapá (Unifap)
Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
PUC Goiás - Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Unicesumar
FURG- Universidade Federal do Rio Grande
Fundação ABC
Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
Uninove
As ações em conjunto incluem a participação dos alunos nas comunidades, realizando visitas domiciliares junto aos voluntários da Pastoral, conversando e trocando experiências com as famílias sobre assuntos de interesse, como saúde, nutrição, desenvolvimento infantil, direitos, entre outros. Além disso, os alunos também podem participar do acompanhamento nutricional, realizando medidas de peso e altura e oferecendo orientação nutricional às famílias por meio do aplicativo. As universidades podem computar as horas de participação dos alunos como horas complementares e a Pastoral da Criança oferece certificados via sistema de informação.
Em Imperatriz, no Maranhão, por exemplo, alunos de sociologia do IFMA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, visitaram famílias próximas à casa de cada um e começaram a acompanhar as crianças e gestantes, e ao iniciar essa ação, muitos alunos relataram que não sabiam a pobreza que tinha na sua comunidade. É uma forma muito interessante de integrar universidade e comunidade.