CPF rua do brincar1Rua: local público onde pedestres e carros dividem espaço. Não para a Pastoral da Criança. Para a instituição, a rua vai muito além do ir e vir: ela é espaço do estar, do ocupar, do brincar. E essa é a proposta das Ruas do Brincar, ser um espaço de interação e de livre estímulo ao direito de brincar das crianças. Em Mulungu, na Paraíba, quase todo mês uma rua do município fica cheia de crianças de todas as idades que se divertem com corridas de saco, corridas de jornal, cirandas, entre outras brincadeiras. “É inexplicável”, resume um dos organizadores da atividade, o líder Marcos Luís da Silva, da Paróquia Santo Antônio.

Saiba mais: 6 dicas para brincar na Celebração da Vida

Desde junho de 2014, a Rua do Brincar é uma realidade no município paraibano. Comunicada a Prefeitura sobre a utilização da rua, o próximo passo foi mobilizar as pessoas e ganhar o incentivo da comunidade. A iniciativa reúne cerca de 20 crianças a cada encontro, e o convite é feito a todas, não apenas àquelas que são acompanhadas pela Pastoral da Criança. “A intenção é criar um calendário fixo, e a cada mês, uma rua deve receber a ação”, explica o líder.

Participação

O interessante em Mulungu é que, a partir das atividades infantis, a ação tem promovido um envolvimento maior da comunidade: são os próprios moradores que se reúnem e ajudam a mobilizar as crianças, cuidar delas e promover as brincadeiras. E a união da comunidade não acaba aí. Com o convívio, as famílias acompanhadas se entusiasmaram e comunicaram aos líderes da Pastoral da Criança que passariam a colaborar também na Celebração da Vida. “Eles doam os alimentos para fazermos a sopa”, conta Marcos.

Dra. Zilda

"Brincar é essencial pra vida da criança como é respirar, como é mamar no peito. O brincar é muito importante. Então, na Pastoral da Criança, nós ensinamos as mães a grande vantagem para a criança, quando ela tem oportunidade de brincar e a mãe, os pais, os avós, todos cuidam disso. "

Papa Francisco

“Podemos levar o Evangelho aos outros, se ele permear profundamente a nossa vida”.

Rua do Brincar Junina

No dia 24 de junho de 2015, Dia de São João, uma nova Rua do Brincar aconteceu em Mulungu. É a Rua do Brincar Junina, que reuniu cerca de 50 crianças da comunidade no período da tarde. Além das brincadeiras tradicionais, também teve a participação dos “Caras pintadas da Cultura”, uma ação teatral de Marcos para incentivar a leitura entre os participantes.

Se a brincadeira tem hora para terminar? Isso acontece quando as crianças querem. “A gente tem hora pra acabar, mas eles sempre querem ficar brincando mais um pouquinho. Ver a alegria deles é inexplicável”, afirma Marcos, que há mais de 22 anos se voluntariou na Pastoral da Criança e não pretende deixar de fazer isso tão cedo.

Saiba mais: Como é a Festa Junina em sua região?

Faça na sua comunidade

Lembra quando crianças ocupavam as ruas da vizinhança promovendo diferentes atividades com a turma do bairro? A ideia da Rua do Brincar é a mesma, mas também quer envolver toda a comunidade no entendimento da importância ao brincar para o desenvolvimento das crianças e na criação de espaços seguros para as atividades. Essa interação afasta as crianças dos perigos e celebra a comunhão entre elas. Inspire-se em Molungu e promova um dia de atividades com as crianças de sua comunidade. Como fazer isso? Você encontra dicas aqui.

Saiba mais: Dicas para prevenir acidentes com as crianças durante as férias

1616º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

"Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar oacesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis"

Para a Pastoral da Criança, o direito de brincar é necessário e deve ser garantido à criança. Por isso, sempre incentivamos nossos líderes a construírem ambientes saudáveis e seguros para que as crianças possam brincar dentro das comunidades das famílias que acompanham e visitam. O brincar é necessário para o desenvolvimento e deve ser garantido para todas as crianças.