Objetivo geral
Resgatar o carisma fundacional da Dra. Zilda, com foco em inovação, e congregar diversos setores da sociedade para desenvolver uma agenda comum local, com foco nas gestantes e crianças de 0 a 6 anos.
Objetivos específicos
- Tornar as famílias pobres agentes de sua própria transformação: as famílias devem ser protagonistas e não meros receptores.
- Implantar a Pastoral da Criança nas comunidades que mais precisam visando a Equidade, dando a cada um conforme sua necessidade.
- Realizar o Controle Social e promover acesso às Políticas Públicas.
Novo Modelo
- a familia é o sujeito de sua transformação em comunidade;
- o lider é articulador, facilitador, animador de rede de apoio às famílias.
Papel do líder:
- Articulação de rede de apoio.
- Fazer a capacitação do e-Líder, sendo suficiente o nível básico, de cerca de 16h. Dessa forma, esse novo líder vai entender que precisa estar atento às demandas das famílias, sendo ponte na busca dos direitos das mesmas (parceria com serviços públicos locais, participação nos conselhos, assistência social e etc).
- Orientar as famílias para elas mesmas também usarem o aplicativo.
Papel da família:
- assumir o protagonismo tanto do desenvolvimento infantil quanto da transformação social em sua comunidade;
- acessar conhecimentos diretamente pelo app de forma a assegurar o desenvolvimento pleno de seus filhos, a multiplicar conhecimento e metodologia com outras pessoas e a serem agentes de sua própria transformação.
Instituições:
Apoio às famílias e comunidades de diferentes tipos, através de parcerias da Pastoral da Criança com a Igreja (Pastoral de conjunto), prefeituras, universidades, maternidades, UBS etc e instituições, formais ou não, da própria comunidade