O brincar é fonte geradora de vida e energia que alimenta todas as habilidades: cognitivas, motoras, afetivas, sensoriais e emocionais. Para a criança, o brincar é a sua principal ferramenta para compreender o mundo que a cerca e suas relações sociais. A brincadeira atende às diferentes faixas etárias em que a criança se encontra, especialmente quando ainda é bebê.

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Nesta fase sensório motora, o conhecimento do bebê se dá pelos sentidos e pela ação motora. Assim a brincadeira, deve ser criativa e estimular muitas oportunidades para o bebê olhar, sentir, cheirar, pegar, ouvir, apertar, lamber, os mais variados objetos.

Não menos importante para o bebê é o olhar afetuoso, o sorriso e o colo aconchegante dos pais. Ele gosta de olhar e pegar os objetos, colocados perto de sua mão.

É comum, levar para a boca tudo que pega, pois a boca para o bebê é uma fonte de prazer e aprendizagem.

“Sabemos que o cérebro do bebê se desenvolve desde o ventre materno e continua por toda a vida adulta. As experiências dos primeiros anos de vida afetam o modo como ele é colocado em ação. Se elas são positivas, felizes, a arquitetura do cérebro da criança constrói um fundamento forte para o aprendizado, a convivência e a saúde. A brincadeira é uma dessas experiências fundamentais, e os bebês já são capazes de reconhecê-la poucos dias depois do nascimento”, explica o especialista Dr. Jack P. Shonkof, diretor do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard (EUA).

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

As interações que o bebê tem com os pais no início da vida,  demonstram o quanto a atenção dos adultos é importante para ele. O que o bebê mais gosta e precisa é de ficar com a mãe ou com quem cuida sempre dele. A relação de segurança e afeto que se estabelece nos primeiros meses de vida, entre o bebê, seus pais ou cuidadores, pode afetar o desenvolvimento e aprendizagem ao longo da infância. O bebê gosta e precisa de carinho. Gosta de ouvir os pais falando, brincando e cantando baixinho para ele. Brincar com o bebê é a melhor maneira de pais ou cuidadores expressarem seu amor por ele.

[Você está aqui:]
[Você está aqui:]