Orientações para o e-Brinquedos e Brincadeiras em tempos de pandemia

A criança brinca por ser uma necessidade. Assim como precisa de amor, atenção, alimento, sono, ela também precisa brincar. Por saber do valor dessa atividade para o desenvolvimento das crianças, a Pastoral da Criança criou a “Ação Brinquedos e Brincadeiras” e agora, disponível no Aplicativo e-Brinquedos e Brincadeiras. Muito importante neste tempo de Pandemia, tempo de isolamento social, tempo de ficar em casa.

Segue algumas orientações sobre as mudanças nas capacitações, para este período e também como podemos articular as famílias e as pessoas da comunidade para continuar cuidando, estimulando e brincando com suas crianças.

Neste roteiro indicamos quais os procedimentos devem ser seguidos pelos Multiplicadores e Capacitadores de Brinquedistas, assim como as orientações aos brincadores. A capacitação no e-Brinquedos e brincadeiras deve ser usada tanto para as capacitações em andamento como para aquelas que irão começar.

Para ser capacitado nesta ação e receber certificação é necessário:

  • Fazer a leitura das etapas, fazer os testes e avaliações e atingir os requisitos previstos na Ação Brinquedos e Brincadeiras.
  • Realizar as atividades práticas com o capacitador.

No entanto, durante este período de pandemia, enviamos algumas orientações:

  • Como neste período de isolamento social não há a possibilidade de encontros presenciais, orientamos que os multiplicadores, capacitadores e brinquedistas realizem a parte da leitura das etapas e respondam as perguntas. Lembrando que é necessário SINCRONIZAR. Assim já podem se beneficiar deste conhecimento e compartilhá-lo com as famílias.
  • A parte prática, a qual inclui a oficina de construção de brinquedos e brincadeiras, deverá ser realizada quando acabar o período de isolamento social e restrições de reuniões.
    • O capacitador da ação deve organizar essa prática na comunidade com os brinquedistas que finalizaram a parte teórica.
    • Eles podem ter acesso a estas informações no sistema de informação da Pastoral da Criança (nsi.pastoraldacrianca.org.br). No menu de acesso, ir em “Consulta pessoa”, colocar o nome da pessoa e clicar em “pesquisar”. Após aparecer o nome, clicar no íconeArtefato 1887 e acessar “Histórico das capacitações recebidas”.
    • Após a realização das práticas, o capacitador deverá informar para a coodenação nacional, via correio do aplicativo, o nome das pessoas que participaram para serem incluídas no sistema e receberem o certificado.

ATENÇÃO: Estas orientações somente estarão em vigor enquanto durar o período de restrição de reuniões e de isolamento social.


LEMBRAR: As etapas práticas ou oficinas de construção de brinquedos somente serão realizadas quando o período de isolamento social local for encerrado. O capacitador responsável por cada turma organizará a realização destas atividades quando oportuno.
  

[Você está aqui:]