• Cabra-cega

Essa brincadeira pode ser feita de várias maneiras, vamos apresentar algumas.

Tradicional:

Como brincar: a brincadeira é feita numa sala pequena e com poucos móveis para que as crianças não se machuquem. Uma criança fica de olhos cobertos por um lenço, a cabra-cega. Ela é girada pelas outras crianças e depois, dado um sinal, começa a procurar. Quem ela tocar ou agarrar deve ser a próxima cabra-cega.

Na roda:

Como brincar: as crianças ficam em roda, com as mãos dadas e duas delas são convidadas para ficar dentro da roda. Uma delas vai ser a cabra- cega, ficando com os olhos cobertos pelo lenço. Ela vai tentar pegar a outra que está dentro da roda e que vai procurar não se deixar pegar. As crianças que fazem o círculo não podem deixar nenhuma das duas sair da roda. Quando a cabra-cega consegue pegar, quem foi pego vira cabra-cega e outra criança vem para dentro da roda para recomeçar a brincadeira.

Na roda que se move:

Como brincar: as crianças ficam em roda, com as mãos dadas e escolhem uma delas para ser a cabra-cega. Ela fica de olhos cobertos e vai para o meio da roda. A  cabra-cega tem que agarrar alguém da roda. As que estiverem do lado da roda para onde a cabra-cega estiver indo fogem recuando para trás, as que estão do outro lado avançam, pois as crianças não podem soltar as mãos. Se a cabra-cega for esperta, vai tentar pegar quem está atrás dela.

 

Do leão e coelhinho:

Como brincar: o grupo escolhe duas crianças: uma para ser o leão e outra o coelhinho. As outras vão fazer uma roda dentro da qual ficarão o leão e o coelhinho, que fica de olhos cobertos. A um sinal, o leão ruge e o coelhinho tenta pegá-lo. Quando conseguir, o coelhinho será o leão e escolhe o próximo coelhinho.

Com chocalho:

Como brincar: as crianças ficam em roda, com as mãos dadas e escolhem uma delas para ser a cabra-cega. Esta fica de olhos cobertos e vai para o meio da roda. Uma das crianças fica com um chocalho ou qualquer outra coisa que faça som na mão e sacode até a cabra–cega chegar perto dela. A cabra – cega deve tocar na criança que fez o barulho. Se não conseguir, outra criança vai para seu lugar.

  • Cachorro e osso

Material: um lenço e um objeto para ser o osso

Como brincar: uma das crianças, com os olhos cobertos, vai ser o cachorro e senta-se no centro da roda feita pelas outras crianças, que também estarão sentadas. Perto do cachorro fica o osso. A um sinal do brinquedista, uma das crianças da roda sairá do seu lugar e tentará pegar o osso. Percebendo algum barulho, o cachorro late e procura indicar a direção de onde veio o barulho. Se acertar, o ladrão volta ao seu lugar e o brinquedista escolhe outra criança para tentar roubar o osso. Se não acertar, o ladrão pega o osso, volta ao seu lugar e esconde o osso colocando as mãos para trás, no que é imitada pelas outras crianças. A do centro, o cachorro, tira o lenço que está cobrindo seus olhos e tenta descobrir quem roubou o osso. Se acertar, continua sendo o cachorro, se errar, outra fica em seu lugar.

  • Chicotinho queimado ou Peia quente

Como brincar: fazer um chicotinho queimado, que pode ser um lenço, um pedaço de pano, de corda ou barbante grosso no qual se dá um nó. Uma criança é escolhida para esconder o chicotinho. As outras vão ficar de olhos fechados, no pique, enquanto ela esconde o chicotinho. Quando a criança acabar de esconder diz: “Chicotinho queimado, cavalinho dourado!” Então as outras vão procurar. Se uma criança estiver mais distante, a que escondeu o chicotinho fala: “Tá fria”. Se estiver mais perto ela dirá: “Tá quente”. Fala também : “ Está esquentando ou está esfriando” conforme as crianças se aproximem ou se distanciem do lugar onde ela escondeu o chicotinho. A criança que achar o chicotinho grita: “Está fervendo”. E sai com ele correndo e tentando queimar as outras que vão para o pique onde não podem ser queimadas. A criança que achou irá esconder o chicotinho.

  • Lenço atrás

Como brincar: as crianças ficam sentadas formando uma roda e escolhem uma delas para ficar fora da roda. Essa criança, com um lenço ou pano na mão, vai andando ligeiro em volta da roda e num dado momento deixa o lenço cair atrás de outra criança e sai correndo em volta da roda para tentar chegar ao lugar onde colocou o lenço antes que ela a pegue. A criança onde foi colocado o lenço levanta, pega o lenço e sai correndo tentando pegar a outra antes que ela sente no seu lugar. Se pegar, a outra criança tem que pagar uma prenda, o que já deve ter sido combinado antes. Se mesmo assim não quiser ou ficar envergonhada, o brinquedista procura resolver a situação sem causar maiores problemas.

  • Lenço atrás do Saci

Como brincar: igual à brincadeira de cima, mas quem fica fora da roda é o Saci e tem que andar num pé só. Quando ele coloca o lenço atrás de outra criança ela também tem que andar num pé só como o Saci.

  • Ratos e queijo

Material: um pedaço de pano ou qualquer objeto para ser o queijo.

Como brincar: três crianças são escolhidas para serem os ratos. As outras vão fazer uma roda de mãos dadas e pernas bem afastadas. O queijo fica no centro da roda. Os ratos ficam andando em volta da roda,farejando o queijo. A um sinal do brinquedista os ratos tentam passar de quatro por entre as pernas das crianças que formam a roda para tentar pegar o queijo. As crianças tentam fechar as pernas para impedir, mas não podem soltar as mãos.

  • Sinal de trânsito

Material: dois lenços ou panos nas cores verde e vermelho.

Como brincar: traçar duas retas paralelas com uma distância de 4 a 5 metros entre elas. As crianças ficam atrás de uma delas e o brinquedista atrás de outra, segurando em cada mão um dos panos. Quando ele levantar o pano verde, as crianças podem andar bem ligeiro. Quando levantar o vermelho, elas têm que parar. Ganha quem chegar primeiro junto do brinquedista. Outra maneira de terminar o jogo é quem for chegando ir ficando atrás do brinquedista, que continua a levantar os panos até todas as crianças chegarem.

  • Passa anel

Material: anel ( pode usar, também, semente ou pedrinha).

Como brincar: as crianças ficam sentadas em roda com as mãos juntas em forma de concha. Uma criança é escolhida para passar o anel e vai passando, fingindo deixar na mão de cada criança. Somente uma criança vai receber o anel e não deve deixar que as outras vejam. Depois de passar umas duas vezes, a criança escolhida perguntará às outras: - “Com quem está o anel”? Quem adivinhar vai passar o anel.

  • Peteca

Material: meia ou jornal e saco plástico ou pedaço de pano; umas cinco penas; pedaço de papelão; serragem ou areia; barbante.

Como fazer: Se a peteca for de meia, cortar logo abaixo do calcanhar; se for de jornal, juntar uns três pedaços de jornal e um de plástico de mais ou menos 22 x 22 cm de lado; se for de pano, juntar uns dois pedaços também de 22 x 22 cm de cada lado. Recortar um círculo no papelão de 6 cm e colocar no fundo do pé da meia ou no centro do quadrado de jornal e plástico (que fica por fora) ou do pano. Encher com serragem ou areia e enterrar as penas. Amarrar bem com o barbante em torno das penas.

[Você está aqui:]