Quais são os sintomas do coronavírus?
Os sintomas da COVID-19 podem variar desde um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendos os sintomas mais comuns:
- Tosse seca
- Febre
- Cansaço
- Dor de garganta
- Dificuldade para respirar
Alguns pacientes podem apresentar dores, nariz entupido, dor de cabela, conjuntivite, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou pés. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.
A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Uma em cada seis pessoas com COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer, têm maior risco de ficarem gravemente doentes. No entanto, pessoas de todas as idades que apresentam dificuldade de respirar ou dor/pressão no peito, devem procurar atendimento médico imediato.
Fonte: Ministério da Saúde e Organização Panamericana de Saúde (OPAS)
Como o coronavírus é transmitido?
As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.
Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
- gotículas de saliva;
- espirro;
- tosse;
- catarro;
- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe.
O período de incubação é o tempo entre ser infectado pelo vírus e o início dos sintomas da doença. As estimativas atuais do período de incubação variam de 1 a 14 dias, mais frequentemente ao redor de 5 dias. Essas estimativas estão sendo atualizados à medida que mais dados se tornam disponíveis.
A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é, em média, 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas (assintomáticos ou na fase pré-sintomática).
Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.
Há ainda um estudo da China sobre contaminação por fezes, o qual mostrou que, das 10 crianças avaliadas, 8 apresentaram teste de fezes positivo para coronavirus mesmo depois do teste do nariz e da gargante ter dado negativo (XU et al, 2020). Por isso, é muito importante que se tenha cuidado com a higiene na troca de fralda das crianças e idosos, pois pode haver o risco de contaminação.
Saiba mais aqui: https://www.nature.com/articles/s41591-020-0817-4#Tab1
Fonte: Ministério da Saúde e Organização Panamericana de Saúde (OPAS).
- [e-Capacitação]
- >
- [e-Combate ao Coronavírus]
- >
- Informações importantes sobre o Coronavírus
- >
- Formas de TRANSMISSÃO