Os coelhos são conhecidos por terem muitos filhote, em apenas 28 dias depois do macho e a fêmea serem colocados juntos nascem os filhotes. Em média a fêmea  tem de 8 a 12 filhotes de cada vez, poucos dias após o parto a coelha já é capaz de conceber. Os filhotes já podem conceber com 4 meses de idade, assim, uma fêmea de apenas 5 meses já pode aparecer com seus filhotinhos.
Quantos descendentes (filhos, netos, bisnetos …) teriam um casal de coelhos após um ano?
Uma fêmea em excelente ambiente, com boa nutrição, pode dar 10 crias no ano, ou seja, somente ela poderia ter 120 filhos em um ano. Como as filhas também já começam a ter filhos no 5° mês e os netos já teriam filhos no 11º mês, juntando todos, teríamos até 1.200 descendentes em um ano!
Vamos supor que alguns filhotes nasçam fraquinhos e não sobrevivam: se dois morrerem em cada ninhada, sobrariam 10 filhotes. Com isso, o número de descendentes no ano seria de 850.
Se todos estes 850 continuarem reproduzindo, cada cria com 10 filhotes vivos, ao final do 2º ano, teríamos 240.000 coelhos. Ao final do 3º ano, teríamos quase 40 milhões de coelhos.
E, ao final do 4º ano, teríamos quase 10 bilhões de coelhos!
Parece impossível?
Artigo da BBC relata que coelhos foram introduzidos na Austrália vindos da Europa, em meados do século 19. Aumentaram tanto em número que a invasão de coelhos devastou zonas rurais da Austrália por volta dos anos 1950.
O número de coelhos chegou aos bilhões, que destruíram pastos, raízes de plantas e colheitas e impactaram duramente a criação de gado e a agricultura - além de evidenciarem os perigosos efeitos da descontrolada ação humana sobre a natureza.
Vida dos filhotes
 Com 21 dias de vida os filhotes saem do ninho, comem verduras e ração. Já entre 30 e 35 dias os filhotes já podem ser desmamados e separados dos pais.

[Você está aqui:]