A posição mais segura é dormir de barriga para cima.
Dessa forma é possível reduzir o risco de morte súbita, que é aquela que acontece de maneira inesperada, quando o bebê está dormindo, e não tem explicação aparente. Para mais informações acesse o link Saiba mais logo abaixo.
Os riscos de dormir de lado são semelhantes a dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo. Se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. No caso da morte súbita, essa reação não acontece e o falecimento se dá de forma “silenciosa”.
Cuidados na hora de dormir
Colocar o bebê para dormir com muita roupa é um dos fatores de risco de morte súbita. É importante ficar atento às seguintes recomendações:
-
Evitar o excesso de roupas e fraldas que possam dificultar os movimentos do bebê e superaquecer;
-
Deixar os braços do bebê livres, para fora das cobertas. Assim, evita-se que ele deslize na cama e fique com a cabeça embaixo das cobertas;
-
Deixar a cama livre de almofadas, travesseiros, “cheirinhos” (paninhos usados por algumas crianças para dormir), bichos de pelúcia e outros brinquedos que possam dificultar a respiração do bebê;
-
A temperatura do quarto deve ser confortável para um adulto vestindo roupas leves. O bebê não deve parecer quente ao ser tocado.
[Você está aqui:]
- [e-Capacitação]
- >
- [Museu da Vida da Pastoral da Criança]
- >
- 1000 Dias
- >
- Qual é a melhor posição para os bebês dormirem?