O que desenvolve

 

Nessa faixa etária o bebê adquire algumas competências que mudam a maneira como ele vê as coisas e como é visto. Ele senta sem apoio, rasteja e engatinha. E alguns ficam em pé com apoio dos pais ou dos familiares.

 Ao mesmo tempo, outras conquistas motoras, ampliam suas possibilidades. Vai explorando tudo o que está ao alcance dos olhos, das mãos, da boca. Fica atento aos diferentes sons e começa a ter mais autonomia, podendo se comunicar e brincar de diferentes formas. 

Inicialmente começa a balbuciar duas ou mais sílabas, como “ma”, “pa”, “ba”, ainda sem nenhum significado. Demonstra uma certa sociabilização o que leva muitos pais a considerar essa como uma das fases mais bonita de estar com o bebê.

 

Como o bebê já se movimenta, ele precisa de espaços mais amplos e seguros. Por isso é bem interessante a família rever os espaços da casa para que o bebê possa brincar com maior liberdade, segurança e receber muito carinho.

Foto:Victoria Borodinova/pexels

 Tipo de brincadeira

  • Brincar utilizando caixas, potes, copos e blocos, de tamanhos diferentes, com a possibilidade de esconder um dentro do outro.

  • Brincar com pedaços de tecidos com estampas, texturas e tamanhos diferentes, para que o bebê possa pegar, agitar, conversar sobre cores e explorar as diferentes texturas.

  • Brincar com objetos que tenham sons variados, Uma garrafinha com botões ou  algumas pedrinhas coloridas.

  • Brincar com elementos da natureza - colocar o pezinho no gramado, pegar areia, brincar com água, pegar, tocar na casca das árvores,  recolher folhas e pedrinhas.

  • Utilize bolas pequenas, argolas, jogos de encaixe com peças grandes e cilindros.

[Você está aqui:]
[Você está aqui:]