O que desenvolve                          

Os bebês gostam de olhar figuras coloridas, ouvir histórias e escutar a voz da mãe e do pai. Oferecer a eles, livros e revistas para manusear é uma forma de despertar a curiosidade, além de estimular as percepções sensoriais e a investigação.

Foto: Lina Kivaka/pexels

O brincar vai alimentar toda atividade intelectual em que a criança se engajar. “O cérebro se desenvolve desde o nascimento até a vida adulta. Os genes fornecem o projeto básico para esse progresso, mas as experiências dos primeiros anos de vida afetam o modo como ele é colocado em ação. Se elas são positivas, felizes, a arquitetura do cérebro da criança constrói uma fundação forte para o aprendizado, o comportamento e a saúde. A brincadeira é uma dessas experiências basilares, e os bebês já são capazes de reconhecê-la poucos dias depois do nascimento” explica Dr. Jack P. Shonkof, diretor do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard

Foto:nappy.co/pexels

Tipo de brincadeira  

  • Coloque o bebê apoiado em algumas almofadas e converse com ele carinhosamente, mostre os personagens das revistas ou dos livros.

  • Brincar de olhar as figuras apontando e mostrando: aqui é um gatinho com quatro patinhas. E um cachorrinho que faz au,au,au. E o pintinho que faz piu, piu.

  • Conversar dizendo: veja o coelho, bem branquinho, na sua casinha, comendo uma cenoura bem gostosa.

  • Ao mesmo tempo que fala aponte os personagens para o bebê.    

[Você está aqui:]
[Você está aqui:]