A coordenação da instituição funcionou desde a sua criação, em 1983, na casa da Dra. Zilda, em Curitiba, no endereço Rua Pasteur, 279, no bairro Batel. Após esses catorze anos de trabalho, foi solicitado espaço físico para o governo do estado, e o prédio central do antigo Lar das Meninas* foi indicado e apresentado pessoalmente pela então Secretária de Estado da Criança e Assuntos da Família e primeira-dama do Estado do Paraná, Fani Lerner.
O início do processo de cessão aconteceu em 1997, mas apenas em 1998 o Poder Executivo autorizou-a, através da Lei n.° 12.250 – 08/07/1998. A Lei assegura que a cessão possui duração de 20 anos (com vigência até 30 de setembro de 2018), prorrogáveis mediante consenso entre as partes, o que ocorreu em 2018. Devido à necessidade de reformas no prédio, ele foi reinaugurado em 6 de dezembro de 1999, com apoio do Ministério da Saúde, da Fundação Banco do Brasil e de O Boticário.
Para a criação do Museu da Vida foi cedida à Pastoral parte de imóvel de propriedade do Estado do Paraná vizinha à Pastoral da Criança, com área de 19.136,86 m², com as benfeitorias sobre ele existentes. Neste espaço,organizações que funcionavam sob a tutela da Associação Padre João Ceconello já se encontravam em processo de mudança de endereço, sendo que as Casas-Lares já se encontram desativadas.
[Você está aqui:]
- [e-Capacitação]
- >
- [Museu da Vida da Pastoral da Criança]
- >
- A missão, objetivos e públicos- alvo do Museu da Vida.
- >
- Sedes da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança