Introdução

Articulador de Saúde


Esta capacitação destina-se à orientar, motivar a missão dos Articuladores de Saúde da Pastoral da Criança, sobretudo em locais e em circunstâncias onde a situação da infância é mais difícil. O conteúdo tem o objetivo de apontar soluções para a grave problemática social das gestantes, das mães, dos nascituros e das crianças com menos de 6 anos de idade. 

O compromisso desses voluntários têm contribuído na prevenção de doenças e de mortes, bem como para o acesso aos devidos tratamentos. Grande parte das mortes é evitável através de medidas relativamente simples! 

Devemos otimizar os nossos recursos humanos, técnicos e financeiros, de tal modo que as nossas lideranças exerçam o controle social na gestão dos bens da coletividade. A saúde pública é dever do Estado e direito do cidadão e por isso depende também de nós, do voluntariado organizado, na missão de articulação junto aos Conselhos de saúde e Comitês de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal. 

Para exercer o controle social sobre a gestão da saúde pública, é indispensável traçar objetivos claros, critérios de valores e meios eficientes para a melhoria da qualidade de vida da mãe e da criança. 

O Chamado para ser articulador

Você conhece na sua vizinhança, crianças ou gestantes que vivem a dura realidade de ter o seu direito à saúde negado ou perderam a esperança depois de tanto esperar um atendimento nos serviços de saúde?

Você lembra de alguma situação em que você ficou incomodado com fatos como esses que aconteceram com você ou a alguém próximo. 

Vem uma vontade de arregaçar as mangas e mudar essa situação, não é mesmo?

É essa vontade e coragem que queremos fortalecer em cada articulador, para que a saúde de todos, especialmente das crianças e gestantes, fique muito melhor!


''Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles''

Mt 18, 20

[Você está aqui:]