O bebê deve receber apenas leite materno até os seis meses, isto é, não se deve dar água, chá, suco ou qualquer outro alimento. É o chamado aleitamento materno exclusivo. Esta é recomendação oficial da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde.
O leite materno é completo, protege a criança de infecções, promove seu crescimento e ajuda a prevenir a obesidade e a desnutrição. Também ajuda a prevenir a pressão alta, diabetes e obesidade na vida adulta.
É importante que o bebê mame a hora que ele quiser, sem horário determinado. Ele também deve mamar até esgotar bem uma mama antes de passar para a outra e que esteja fazendo a boa pega. Caso tenha dúvidas ou dificuldades (dor, rachadura no bico, leite empedrado e outras), converse com seu líder e com o profissional de saúde do posto. Eles te darão suporte e te ajudarão a superar estes problemas.
Importante lembrar que amamentar traz benefícios não só para o bebê, mas também para a mãe. Contribui para o retorno do peso, para o útero voltar ao tamanho normal mais rápido, protege a mãe contra câncer de mama e ovário e ainda aumenta a ligação entre mãe e filho.
Além disso, converse muito com seu bebê e dê muito carinho, amor e atenção a ele. Toda criança deve se sentir amada e protegida para que se desenvolva bem.
Estimule seu bebê a ser ativo desde pequeno, como brincar no chão, buscar objetos, rolar, engatinhar. Exercícios melhoram a qualidade do sono e favorecem o crescimento.
- [e-Capacitação]
- >
- e-Manual básico de embarazo a los 2 años
- >
- 8ª etapa - El bebé hasta los 6 meses
- >
- Cartela: orientações até 6 meses
- [e-Capacitação]
- >
- e-Manual de embarazo a los 6 años
- >
- El bebé en el primer mes de vida
- >
- Cartela: orientações até 6 meses