Algumas vacinas precisam de mais de uma dose para fornecer uma proteção total contra a doença. Por isso é importante que as crianças tomem todas as doses indicadas de vacinas para ficar bem protegidas.
Se algum bebê ou criança estiver com a vacinação atrasada, os pais devem levar a criança ao serviço de saúde para receber as doses que faltam.
Outras doenças prevenidas por vacinas são:
- Difteria (ou crupe) - é uma doença respiratória que atinge amídalas, faringe, laringe, nariz.
- Tétano - é uma infecção causada por bactéria que entra no organismo por meio de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitido de um indivíduo para o outro.
- Coqueluche - é uma doença causada por uma bactéria que provoca tosse e pode dificultar a respiração.
- Meningite - é a inflamação das membranas que revestem o cérebro.
Os sintomas podem ser: febre alta, dor de cabeça, pescoço rígido, vômitos, dificuldade de concentração, convulsões. - Infecções - são causadas pela bactéria Haemophilus influenzae (tipo B), como alguns tipos de meningites, sinusite, entre outras.
Atingem principalmente crianças até cinco anos e, geralmente, começam no nariz e na garganta e podem se espalhar para outras partes do corpo. - Rotavírus - é uma das principais causas de diarreia grave em crianças até cinco anos de idade, que pode levar a morte.
- Febre amarela - é transmitida pela picada de mosquitos e causa febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, pele e os olhos ficam amarelados.
Nas campanhas de vacinação são dadas doses extras de vacinas. Oriente as famílias a participar.
No App Pastoral da Criança + Gestantes
Na pergunta da vacina, marque Sim se a criança está com a vacina completa para a sua idade; se uma ou mais vacinas estiverem atrasadas marque Não.
Na Caderneta de Saúde, quando a dose da vacina foi aplicada, a anotação é feita com caneta. E as anotações em lápis são as datas das próximas vacinas.