Apresentação ao Programa Autismo e Realidade

Em 2015, o Programa Autismo e Realidade passou a fazer parte da estrutura do Instituto PENSI. Desta forma, o assunto se tornou uma área estratégica, com pesquisas científicas, cursos, materiais informativos e campanhas de sensibilização.

O Guia para leigos sobre o Transtorno do Espectro Autista é uma coletânea de textos publicados no Blog Autismo e Realidade (https://autismoerealidade.org.br/), um dos canais que é divulgado o trabalho desenvolvido pelo Programa Autismo e Realidade.

O conteúdo foi escrito em sua maioria por especialistas, contendo temas atuais e mais acessados no site, bem como orientações para familiares, cuidadores de autistas e demais interessados que desejam se informar sobre o autismo.

Nesta coletânea, os artigos foram cuidadosamente selecionados e ordenados conforme os tópicos: sobre o TEA, buscando diagnóstico, condições e distúrbios associados ao autismo, terapias e, por fim, socialização, contemplando os principais temas de interesse do público leigo, oferecendo uma gama de recursos para a superação de obstáculos e desafios encontrados pelas famílias, melhoria na qualidade de vida, bem como o desenvolvimento da habilidade de autonomia do autista.

Em parceria com a HQSDOLUCAS (@hqsdolucas), as ilustrações deste Guia foram criadas e cedidas pelo Lucas Moura Quaresma, jovem autista, graduado em Design de Produtos, autor e ilustrador de revistas em quadrinhos, a quem a nossa instituição agradece pela cooperação e gentileza.

Sobre o Lucas

Lucas Moura Quaresma foi dignosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), graduado em Design de Produtos e autor e ilustrador de revistas em quadrinhos. As histórias por ele produzidas impactam as pessoas de uma maneira especial porque transmitem sua maneira de enxergar o mundo, ora em histórias de puro entretenimento e aventura, ora em histórias que transmitem mensagens de conscientização sobre diversos assuntos. 

O diagnóstico de autismo clássico veio ainda nos primeiros anos de vida e naquela época não era fácil obter informações e ter acesso a locais onde crianças com autismo encontrassem tratamentos que pudessem lhes dar a qualidade de vida que mereciam. Tudo isso foi muito angustiante para os familiares do Lucas, fazendo com que precisassem ir em busca de informações e tratamentos fora de Belém. Desde cedo algo era notório: o entusiasmo do pequeno Lucas pelos desenhos animados. 

Essa relação com as animações foi se tornando mais íntima a cada dia, transformando-se em uma maneira de se comunicar com o mundo. Em 2016, publicou sua primeira HQ e de lá para cá, as historinhas têm alcançado cada vez mais crianças e jovens por todo o país e até fora do Brasil. Atualmente já são mais de 14 revistinhas, algumas delas em parceria com instituições como o SICREDI NORTE e o SEBRAE BELÉM.

Tudo isso torna o Lucas um exemplo do quanto pessoas com transtornos e/ou diferenças no funcionamento do seu organismo podem encontrar seu caminho e, através das suas habilidades, impactar outras, incentivando-as a lidar com seus medos e dificuldades. Em abril de 2019, nosso quadrinista recebeu um Diploma na Assembleia Legislativa do Estado do Pará em reconhecimento por sua contribuição em Histórias em Quadrinhos. O Lucas tem conseguido, por meio da sua arte, mostrar aos outros esse modo incrível de ver o mundo, ajudando a desmistificar o autismo, o que é essencial para a inclusão desse público, além de estimular a leitura dos pequenos, algo muito importante para a formação deles.

[Você está aqui:]