Encontro 1

10ª Sessão - Explorando as atividades para crianças


Encontro 1 – Apresentando as atividades para crianças


OBJETIVO

Apresentar as atividades para crianças, no e-Espiritualidade na infância, e como usá-las

 

MATERIAIS E PREPARAÇÃO

  • e-Espiritualidade na infância, aqui no app.
  • tópico Os 10 bens espirituais, no mesmo material.

 

COMO VOCÊ PODE FAZER

1. Dê as boas-vindas aos participantes e peça para acessarem o e-Espiritualidade na infância, no app.

 

2. Explique que este material foi elaborado especialmente para pais, cuidadores e educadores aplicarem com as crianças para desenvolver suas capacidades espirituais por meio de uma série de atividades lúdicas e focadas, projetadas para fortalecer o bem-estar das crianças.
Explique que a capacidade espiritual é como um “bloco de construção” — muitos pequenos blocos juntos constituem o “desenvolvimento espiritual” — assim como muitos tijolos constroem uma casa. 

Compartilhe com os pais e cuidadores que, ao implementar essas atividades, eles podem construir relacionamentos mais próximos e fortes com seus filhos e que esses relacionamentos, por sua vez, servirão como a “base da casa” à medida que a família explora uma variedade das capacidades espirituais. 

Diga aos pais e cuidadores que, ao fortalecerem sua compreensão e consciência do desenvolvimento espiritual, ajudará a criar as condições para que as capacidades espirituais de seus filhos floresçam. 

 

3. Explique como as atividades estão organizadas e explore-as junto com os participantes. As duas primeiras etapas contém toda a parte teórica sobre o desenvolvimento da criança, a importância da espiritualidade e sobre o impacto da violência no desenvolvimento da criança.


4. A terceira etapa, Sugestões de interações com as crianças, é um conjunto de ideias simples que podem ajudar a desenvolver as capacidades espirituais das crianças no dia a dia. Elas não devem ser feitas apenas uma vez, em vez disso, são atitudes, rotinas e rituais destinados a serem fortalecidos intencionalmente ao longo do tempo. 

Escolha um ou dois exemplos para ler para os participantes e esclareça quaisquer dúvidas ou preocupações sobre para que servem as interações diárias. Considere exemplificar ou encenar brevemente como as interações sugeridas podem parecer na vida real em casa, para ajudar os participantes a ter uma ideia de como fazê-las. Se houver tempo, deixe-os praticar os comportamentos sugeridos. 

 

5. A quarta etapa, Sugestão de atividades com as crianças, é um conjunto de atividades especiais para pais, cuidadores e educadores realizarem com as crianças.

Peça para acessarem esta etapa e ver as 22 atividades. Destaque que as atividades são muito simples e fáceis de fazer, mas podem exigir algum planejamento e tempo extra. 

Algumas notas para compartilhar sobre as atividades:

  • O tempo que você dedica a cada atividade é definido por você. há uma sugestão tempo, mas é apenas para facilitar a referência. 
  • Não há ordem definida, você decide e seleciona as atividades que deseja experimentar.
  • Você pode adaptá-las ao seu filho e ao contexto - altere as histórias propostas, materiais, etc.
  • As atividades são organizadas para diferentes faixas etárias. Adapte-se à idade de seu filho;
  • Em algumas atividades, há um quadro que diz: “Por que esta atividade é importante?””. Esse quadro fornece mais informações sobre como a atividade se relaciona com o desenvolvimento das capacidades espirituais. Existem também algumas caixas "Lembre-se" - são apenas sugestões ou recomendações para você levar em consideração.
  • Ao final de cada atividade, há uma caixa com sugestões de como adaptar a atividade ao trabalhar com grupos de crianças de mais de uma família. 


6. Dê aos participantes tempo para explorar o conteúdo e fazer quaisquer perguntas ou preocupações que possam ter sobre ele.

[Você está aqui:]