9ª Sessão - Experiências fortalecedoras
Encontro 3 – Desenvolvendo um espírito brincalhão
OBJETIVO
Descrever e compreender a importância de usar brincadeiras para promover o desenvolvimento espiritual das crianças e como fazê-lo
MATERIAIS E PREPARAÇÃO
- Cordas, bolas de papel e giz de cera;
- tópico “A importância do brincar”, disponível no e-Espiritualidade na infância.
COMO VOCÊ PODE FAZER
Encontre um lugar tranquilo onde os participantes não sejam perturbados e onde possam refletir. Você pode perguntar aos participantes antes de começar como eles se sentem neste momento, para estimular um clima introspectivo.
1. Dê boas-vindas aos participantes para a atividade disponibilizando cordas, bolas e outros jogos que se relacionem com a infância dos participantes.
Sem muitas instruções, apenas encoraje os participantes a brincar livremente com o que eles se sentirem atraídos. Quando terminarem, peça aos participantes que se sentem, respirem e observem como se sentem em seu corpo, mente, coração e espírito
2. Quando todos estiverem calmos e relaxados, distribua a cada um papel e giz de cera e convide-os a desenhar um círculo e marcar o centro do círculo com um pequeno ponto.
Diga-lhes que farão uma mandala. Explique brevemente o que é uma mandala e seu significado (veja a descrição abaixo).
A partir do centro, eles podem agora preencher o círculo com “desenhos” — objetos ou imagens abstratas, marcas, palavras, formas geométricas etc., da maneira que quiserem. Convide os participantes a apenas deixar fluir sem pensar muito.
3. Quando os participantes terminarem de desenhar e colorir, pergunte-lhes:
- Sobre o que é a sua mandala?
- Como você se sentiu e no que pensou enquanto fazia a mandala?
- A que lugares você foi? O que você imaginou?
4. Conclua a sessão compartilhando que as crianças são inerentemente espirituais e cheias de admiração e curiosidade sobre si mesmas, sobre os outros e sobre o mundo em que vivem.
Brincar, de qualquer forma, é fundamental para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e espiritual das crianças. Por meio de brincadeiras - inventadas ou guiadas livremente - em um ambiente seguro, as crianças podem mergulhar profundamente em um conjunto alegre de experiências, explorando seus sentidos, dando sentido ao mundo, expressando e lidando com emoções e interagindo com outras pessoas.
A palavra "mandala" é da língua indiana clássica do sânscrito. Traduzido livremente como “círculo”, uma mandala é muito mais do que uma simples forma. Representa a totalidade e pode ser visto como um modelo para a estrutura organizacional da própria vida – um diagrama cósmico que nos lembra de nossa relação com o infinito, o mundo que se estende além e dentro de nossos corpos e mentes. |
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