Encontro 3

9ª Sessão - Experiências fortalecedoras


Encontro 3 – Desenvolvendo um espírito brincalhão


OBJETIVO

Descrever e compreender a importância de usar brincadeiras para promover o desenvolvimento espiritual das crianças e como fazê-lo



MATERIAIS E PREPARAÇÃO

  • Cordas, bolas de papel e giz de cera;
  • tópico “A importância do brincar”, disponível no e-Espiritualidade na infância.



COMO VOCÊ PODE FAZER

Encontre um lugar tranquilo onde os participantes não sejam perturbados e onde possam refletir. Você pode perguntar aos participantes antes de começar como eles se sentem neste momento, para estimular um clima introspectivo. 

 

1. Dê boas-vindas aos participantes para a atividade disponibilizando cordas, bolas e outros jogos que se relacionem com a infância dos participantes.

Sem muitas instruções, apenas encoraje os participantes a brincar livremente com o que eles se sentirem atraídos. Quando terminarem, peça aos participantes que se sentem, respirem e observem como se sentem em seu corpo, mente, coração e espírito

 

2. Quando todos estiverem calmos e relaxados, distribua a cada um papel e giz de cera e convide-os a desenhar um círculo e marcar o centro do círculo com um pequeno ponto. 

Diga-lhes que farão uma mandala. Explique brevemente o que é uma mandala e seu significado (veja a descrição abaixo).

A partir do centro, eles podem agora preencher o círculo com “desenhos” — objetos ou imagens abstratas, marcas, palavras, formas geométricas etc., da maneira que quiserem.  Convide os participantes a apenas deixar fluir sem pensar muito. 

 

3. Quando os participantes terminarem de desenhar e colorir, pergunte-lhes:

  • Sobre o que é a sua mandala? 
  • Como você se sentiu e no que pensou enquanto fazia a mandala?
  •  A que lugares você foi? O que você imaginou? 

 

4. Conclua a sessão compartilhando que as crianças são inerentemente espirituais e cheias de admiração e curiosidade sobre si mesmas, sobre os outros e sobre o mundo em que vivem.

Brincar, de qualquer forma, é fundamental para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e espiritual das crianças. Por meio de brincadeiras - inventadas ou guiadas livremente - em um ambiente seguro, as crianças podem mergulhar profundamente em um conjunto alegre de experiências, explorando seus sentidos, dando sentido ao mundo, expressando e lidando com emoções e interagindo com outras pessoas. 


A palavra "mandala" é da língua indiana clássica do sânscrito. Traduzido livremente como “círculo”, uma mandala é muito mais do que uma simples forma. Representa a totalidade e pode ser visto como um modelo para a estrutura organizacional da própria vida – um diagrama cósmico que nos lembra de nossa relação com o infinito, o mundo que se estende além e dentro de nossos corpos e mentes.


RECOMENDAÇÕES PARA TREINADORES

Convide os facilitadores para…

  • Ler os tópicos:
    • É preciso uma comunidade para criar uma criança, na 2ª Sessão.
    • A importância da brincadeira para o desenvolvimento espiritual das crianças e bem-estar integral, na 7ª Sessão.
  • Conferir os recursos disponíveis no site do Consórcio.
  • Refletir como você faria essa atividade com pais, cuidadores e educadores? Como você criaria espaços para que os cuidadores entendessem plenamente a importância de usar a brincadeira para promover o desenvolvimento espiritual das crianças e como fazê-lo? 

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