9ª Sessão - Experiências fortalecedoras
Encontro 1 – Valorizando a diversidade
OBJETIVO
Identificar quais experiências melhoram a capacidade das crianças de desenvolver comportamentos pró sociais, valores éticos e capacidade de reflexão.
MATERIAIS E PREPARAÇÃO
- 8 a 10 fotos ou figuras representando diversos alimentos e tradições, casas, pessoas e paisagens presentes na comunidade.
- Com antecedência, convide os participantes a trazerem instrumentos musicais, alimentos ou objetos que retratem suas raízes, cultura e tradições.
COMO VOCÊ PODE FAZER
1. Dê as boas-vindas aos participantes com música das diversas comunidades presentes na sala. Se o ambiente for propício, convide os participantes para dançar. Se os participantes trouxeram instrumentos musicais, você pode convidá-los a tocar, para que possam cantar ou dançar juntos. Quem trouxe alimentos ou objetos que representem sua cultura e tradições também pode compartilhar.
2. No papel, escreva Comida/Música/Tradições e convide os participantes a compartilhar sobre as tradições, comida ou música que lembram de sua infância e de sua comunidade — coisas que estão conectadas com quem são e suas raízes.
Deixe os participantes explorarem e verem como algumas tradições, comidas e músicas são semelhantes e outras diversas.
3. Conversar sobre a diversidade presente na comunidade e suas diversas formas de viver, bem como as diferentes formas de se conectar com aquilo que as pessoas chamam de Deus, o Divino, o Transcendente ou a Realidade Última. Compartilhar como nossas raízes influenciam quem somos e como, apesar de vivermos de maneiras diferentes, compartilhamos necessidades e somos todos interconectados e interdependentes.
Abra espaço para que os participantes reflitam sobre as divisões na comunidade, como às vezes uma pessoa pode ser discriminada por causa de quem ela é - por exemplo, por ser refugiada, migrante ou mulher, ou devido à origem, gênero, religião, crenças ou tradições.
Peça aos participantes que, em duplas, compartilhem alguns exemplos de como podem criar espaços para que as crianças cultivem valores éticos como respeito, empatia, compaixão e outros que melhorem sua interconexão com a comunidade e promovam relacionamentos positivos com os outros.
Alguns exemplos que você pode compartilhar:
- Compartilhe histórias, curtas-metragens e músicas de sua e de outras comunidades que são conectado às suas raízes, tradições ou modos de vida.
- Cozinhar juntos alimentos tradicionais de suas diversas comunidades.
- Participar de festas comunitárias onde suas e outras tradições são exibidas e onde você pode experimentar a diversidade.
4. Conclui refletindo que é na família, nas experiências criadas para as crianças e no exemplo que os adultos dão, que as crianças aprendem as bases do respeito, da empatia, da solidariedade, da confiança e da valorização da diversidade.
É por meio dessa consciência relacional – consciência das inter-relações com outros seres – que as crianças desenvolvem seu senso de pertencimento e capacidade de se fundamentar em seu próprio senso de quem são.
Destaque que as crianças começam a formar sua identidade – sua visão de si mesmas e do mundo – e a construir relações com os outros antes mesmo de nascer, e como isso se desenrola depende de como elas são cuidadas e das experiências que têm.
As crianças aprendem interagindo com adultos, outras crianças e o mundo ao seu redor, por meio de brincadeiras e explorações, e observando o que os outros fazem e dizem.
- [e-Capacitação]
- >
- [Facilitadores em e-Espiritualidade]
- >
- 9ª Sessão-Módulo 3
- >
- Encontro 1