O brincar é uma das principais ferramentas para o desabrochar da espiritualidade nos primeiros anos de vida por meio da interação e relacionamento com os outros.
A brincadeira apoia os processos de desenvolvimento das crianças, desenvolvendo habilidades cognitivas, conhecimento de conteúdo e pensamento criativo, incluindo habilidades de resolução de problemas. Promove o desenvolvimento social ao aumentar a capacidade das crianças de compartilhar, negociar, chegar a compromissos e resolver conflitos.
Brincar é a essência da infância e faz parte da natureza infantil.
A ludicidade é talvez uma das expressões mais elevadas do espírito humano, em que a alegria, a esperança, a valorização do momento presente, a liberdade de se maravilhar e a doação de si se unem, às vezes inconscientemente, em um prazer pela vida e sensação de plenitude.
O desenvolvimento de um espírito lúdico também é fundamental para desenvolver a resiliência, a capacidade de se recuperar em situações difíceis, o que ajuda as crianças a lidar com o estresse, a sensação de fracasso e a desconexão.
Brincar é fundamental para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e espiritual das crianças. Por meio de brincadeiras - inventadas ou livres - em um ambiente seguro, as crianças podem mergulhar profundamente em um conjunto alegre de experiências: explorar seus sentidos, dar sentido ao mundo, expressar e lidar com emoções e interagir com outras pessoas.
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