Encontro 2

7ª Sessão - Desenvolvendo relacionamentos positivos entre cuidadores e crianças


Encontro 2 – Construindo relacionamentos positivos


OBJETIVO

Identificar formas concretas de construir relacionamentos positivos com as crianças, que apoiem seu bem-estar e desenvolvimento espiritual.



MATERIAIS E PREPARAÇÃO

  • folhas de papel grandes, canetas coloridas ou canetinhas;
  • música suave;
  • tópico “Condições para nutrir o desenvolvimento espiritual das crianças”, disponível no e-Espiritualidade na infância.

 

COMO VOCÊ PODE FAZER


1. Dê as boas-vindas aos participantes com uma história, música ou qualquer outra coisa que os ajude a se concentrar e relaxar do estresse do dia e, em seguida, apresente a atividade.

Organize os participantes em duplas. Cada participante recebe uma folha de papel do tamanho do corpo. Como alternativa, você pode usar uma folha A4 e desenhar uma mão (uma pergunta será escrita em cada dedo).

Uma pessoa deita no papel no chão, e a outra desenha sua silhueta com uma caneta. Quando a primeira pessoa estiver deitada, faça o convite para que ela volte aos primeiros anos de sua vida, aos lugares onde se sentiu segura, às pessoas que a fizeram se sentir amada e cuidada, à família, ao lar, etc. Quando estiver pronto, mude para fazer a silhueta da outra pessoa. Compartilhe o mesmo convite.

 

2. Depois de terem completado as silhuetas, cada participante é convidado a escrever/ desenhar em sua própria silhueta as seguintes informações:

 

  • Coração: Um momento com seus pais ou cuidadores que fez você se sentir amado, cuidado, protegido, feliz e confiante.
  • Cabeça: Algo que você experimentou com seus pais ou cuidadores — ao vê-los ou fazer algo com eles, algo que eles disseram — que causou impacto em você.
  • Estômago: Uma experiência com seu pai ou cuidador que foi difícil para você. 
  • Mãos: uma coisa que você gostava de fazer com elas quando criança/ou algo que você gostaria de fazer. 
  • Pernas: algo que você descobriu com seus pais ou cuidadores. 

 

3. Após a conclusão, cada pessoa compartilha as informações com seu parceiro junto com suas reflexões. Depois que ambos compartilharem o que está escrito nas silhuetas, incentive-os a se deitarem nas silhuetas um do outro. Você pode pedir que eles fechem os olhos e imaginem que são a outra pessoa por um momento. Se você estiver usando uma mão em vez de uma silhueta completa, deixe os participantes tocarem a mão e seguir conforme proposto.
O facilitador pode tocar uma música suave e iniciar alguma reflexão pedindo aos participantes que “se deixem para trás” por alguns minutos e veja se consegue imaginar sua dupla quando criança”, pensar os pensamentos do outro, sentir as necessidades do outro, querer o que o outro quer.

 

4. De volta ao grupo principal, pergunte aos participantes como foi a experiência para eles. O que foi difícil? O que eles gostaram?

Discutam juntos: 

  • Como as experiências de nosso passado, de nossa própria criação e relacionamentos com nossos pais e cuidadores afetam nossa maneira de ver nossos filhos e criá-los? Há algo que gostaríamos de fortalecer ou mudar na forma como educamos nossos filhos?
  • Que tipo de experiências nos ajudam a nos conectar com nossos filhos, construir confiança,  nutrir amor, ser respeitoso, capacitá-los?
  • Que tipo de atitudes e experiências podem desencorajar as crianças de falar conosco abertamente? Por que?
  • Como nossas tradições religiosas ou espirituais podem nos apoiar na construção de conexões com crianças?

 

5. Conclua a sessão refletindo sobre a importância de tentar compreender o que as crianças sentem, pensam, querem e precisam, desde o momento em que nascem.

A ciência destaca a importância da parentalidade positiva e fornece muitas evidências de que a estimulação precoce, o cuidado, o apego e o vínculo, bem como a criação de contextos seguros, podem influenciar positivamente o desenvolvimento do cérebro e ajudar as crianças a crescer, aprender e prosperar. Ao criar esses relacionamentos positivos, os cuidadores promovem um relacionamento de confiança com as crianças, para que possam se sentir confiantes para serem vulneráveis e abertos mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras. 

Compartilhe com os participantes que, se eles às vezes compartilham suas próprias histórias com as crianças, tornando-se vulneráveis, isso pode ajudar as crianças a sentirem que também podem ser vulneráveis e que compartilhar problemas, fraquezas e medos é bom e faz parte da vida. Compartilhe algumas histórias tradicionais ou histórias de sua comunidade religiosa que mostrem isso.


PARA COMPARTILHAR COM PARTICIPANTES

Ao discutir com os pais e cuidadores as questões propostas sobre suas experiências e atitudes envolvendo a conexão com as crianças, compartilhe estas ideias sobre o que eles podem fazer com as crianças: 

  1. Pergunte ao seu filho: Como você se sentiu durante o dia? Houve alguma coisa difícil ou boa para você?
  1. Crie espaços para as crianças expressarem suas emoções, principalmente as difíceis, em um ambiente seguro e compassivo, e ajude-as a navegar por elas de maneira assertiva. 
  1. Compartilhe sobre o seu próprio dia – o que foi bom, o que foi difícil. 
  1. Incentive as crianças também a compartilhar com a família como se sentem, como foi o dia foi, construir uma relação de confiança com eles 
  1. Compartilhe histórias de sua infância e momentos em que você teve que ter coragem, teve que tomar uma decisão difícil, sentiu medo, se machucou, se sentiu magoado, se sentiu feliz, etc.
  1. Compartilhe histórias de sua tradição religiosa que mostram exemplos de coragem e medo, resiliência, vulnerabilidade, compaixão, etc.
  1. Crie rituais com seu filho que permitam que ele se sinta mais próximo de você: um abraço antes de sair ou voltar para casa, uma oração juntos, uma bênção ou qualquer outro gesto que permita que ele se sinta conectado a você.
  1. Ouça e valorize o que as crianças têm a dizer desde os primeiros anos. Mostre a eles que você os ouviu, compartilhe seus próprios pontos de vista e sempre tente entender o que eles compartilham de seu próprio ponto de vista.

  2. Deixe as crianças decidirem, de acordo com suas capacidades em evolução - sobre as roupas que vestem, os lugares que frequentam, jogos para jogar, comida para comer, etc. Isso lhes dará confiança e os capacitará em sua autonomia, construindo confiança e relações mais próximas à medida que você espelha sua crescente autonomia e assertividade.

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