7ª Sessão - Desenvolvendo relacionamentos positivos entre cuidadores e crianças
Encontro 1 — Por que o tempo com a criança e as brincadeiras são tão importantes?
OBJETIVO
Identificar os benefícios de relacionamentos positivos e respeitosos entre cuidadores e crianças e formas concretas de construí-los, especificamente por meio de brincadeiras, para apoiar seu bem-estar e desenvolvimento espiritual.
MATERIAIS E PREPARAÇÃO
- papel e giz de cera;
- tópico “A importância do brincar”, no conteúdo complementar desta sessão;
COMO VOCÊ PODE FAZER
1. Dê as boas-vindas aos participantes e comece com uma oração, música, poema ou qualquer prática comum de uma das tradições religiosas ou perspectivas espirituais representadas no grupo. A música pode ajudar a começar o encontro de forma alegre.
Você também pode querer fazer uma pausa por alguns momentos de contemplação silenciosa antes de começar. Certifique-se de ser sensível às diversas tradições religiosas que podem estar presentes em seu grupo.
2. Organize os participantes em grupos de cinco. Convide cada grupo a se envolver em uma forma de jogo que se lembre de sua infância, algo que possam brincar juntos. O mais importante é que passem pela experiência de brincar.
Você também pode propor algumas opções: pular corda, esconde-esconde etc. Dê aos participantes tempo suficiente para brincarem juntos. Certifique-se de que as brincadeiras propostas sejam culturalmente sensíveis.
Quando os participantes terminarem, pergunte-lhes: Como você se sentiu enquanto brincava? O que você mais gostou?
3. Crie um espaço para os participantes pensarem sobre o que eles acreditam que pode impedi-los de brincar com as crianças ou de aproveitar plenamente um momento de brincadeira.
O tempo é uma preocupação? Você pode compartilhar que, em todo o mundo, o tempo é um problema para pais e cuidadores. Muitos estão ocupados com o trabalho e as tarefas do dia a dia, e brincar parece um luxo. No entanto, podemos incorporar uma abordagem lúdica em tudo o que fazemos. Podemos integrar brincadeiras em espaços fechados, em nossas atividades e rotinas diárias. Se estamos preparando a comida, podemos envolver nossos filhos, e fazer disso uma brincadeira. Se precisarmos caminhar juntos até o mercado, podemos fazer um jogo imaginário, jogar amarelinha ou contar coisas de cores diferentes ao longo do caminho.
4. Conclua a sessão compartilhando as informações abaixo sobre por que a brincadeira é tão importante e use o conteúdo do tópico “A importância do brincar” para ilustrar a importância da brincadeira na construção de relacionamentos positivos. Este tópico está no e-Espiritualidade na infância.
PARA COMPARTILHAR COM PARTICIPANTES Compartilhe com pais, cuidadores e educadores as atividades disponíveis no e-Espiritualidade na infância. Elas podem ser feitas com as crianças e incluem muitos bons exemplos de atividades lúdicas. Incentive os pais e cuidadores a darem sugestões de brincadeiras e compartilharem com todos os participantes. |
RECOMENDAÇÕES PARTICIPANTES PARA TREINADORES Convide os facilitadores para…
|
- [e-Capacitação]
- >
- [Facilitadores em e-Espiritualidade]
- >
- 7ª Sessão-Módulo 3
- >
- Encontro 1