Apresentando o Módulo 3

7ª Sessão (Módulo 3)


O módulo 3 está organizado em três partes

A parte 1 tem um encontro para os treinadores fazerem apenas com os facilitadores em treinamento. Tem o intuito de ajudá-los a se familiarizar com as condições para promover o desenvolvimento espiritual das crianças e como são críticas para o desenvolvimento espiritual e a promoção das capacidades espirituais das crianças. A atividade visa criar espaços para que os facilitadores reflitam sobre os conceitos deste módulo e por que eles são tão importantes.

A parte 2 contém três sessões (7, 8, 9), com três encontros cada, destinados a todos os participantes, sobre o que podem fazer de forma prática para criar condições para o desenvolvimento espiritual das crianças.
Treinadores: consulte o quadro ao final deste tópico sobre quais atividades focar ao trabalhar com facilitadores em treinamento.

A parte 3 contém uma sessão (10) com duas atividades destinadas a familiarizar os participantes com as atividades disponíveis no e-Espiritualidade na infância.

 


Encontro – Condições para nutrir o desenvolvimento espiritual das crianças nos primeiros anos


OBJETIVO

Demonstrar compreensão das condições para nutrir o desenvolvimento espiritual das crianças e articular como elas são críticas para o desenvolvimento espiritual e a promoção das capacidades espirituais das crianças

 

MATERIAIS E PREPARAÇÃO

  • papéis e giz de cera;
  • tópico “Condições para promover o desenvolvimento espiritual das crianças” no conteúdo complementar desta sessão. 

 

COMO VOCÊ PODE FAZER

1. Apresente aos facilitadores a atividade e seu objetivo. Explique que o Módulo 3 é dedicado exclusivamente às condições para promover o desenvolvimento espiritual das crianças, que são: relacionamentos positivos, ambientes seguros, respeitosos e sem violência e experiências fortalecedoras.

 

2. Organize três mesas, cada uma com a redação de uma das condições e duas questões para discussão.

Relacionamentos Positivos

  • Como o tipo de relacionamento que as crianças têm com seus cuidadores pode impedir ou promover seu desenvolvimento espiritual e impactar os relacionamentos que têm com os outros?
  • Como os pais e cuidadores podem construí-los?

Ambientes seguros, respeitosos e livres de violência

  • Por que afirmamos que a promoção de valores éticos e o cultivo da espiritualidade das crianças só podem ser feitos em um ambiente livre de violência?
  • Como os pais e cuidadores podem construir esse ambiente?

Experiências Empoderadoras

  • Por que a participação infantil é vista como um importante fator de proteção contra formas de violência e um fator que as capacita a desenvolver seu próprio senso de ser, pertencer e tornar-se?
  • Como os pais e cuidadores podem criar essas experiências?

Os facilitadores podem escolher em qual mesa participar, desde que haja um número equilibrado de participantes em cada mesa. Cada grupo fica na mesa por 15 minutos e depois gira para o próximo até que três rodadas estejam completas.

Um representante de cada grupo apresenta os principais destaques da discussão do grupo sobre o tema.



3. De volta ao grupo principal, peça aos participantes que reflitam sobre a imagem que retrata o modelo e reflete:

  • Como os três elementos estão conectados?
  • Podemos promover o desenvolvimento espiritual se um deles estiver faltando? Por que? 

 

4. Conclua a atividade compartilhando com os participantes como essas três condições estão inter relacionadas e juntas formam uma base sólida para o desenvolvimento espiritual e o bem-estar das crianças.
Indique que, por esse motivo, é fundamental que os facilitadores se sintam totalmente confiantes para apresentar as condições aos pais e cuidadores ao usar o Módulo 3.
Há três sessões (7, 8, 9) sobre este tema para uso com todos os participantes, e cada encontro tem 3 atividades com foco em uma das três condições. Certifique-se de cumprir todas as condições para que os participantes possam, ao final, ver como os três estão interligados de forma prática com seus filhos. 


Atividades do módulo 3 para treinadores realizarem com facilitadores em treinamento, além da atividade anterior:

Encorajamos os treinadores a realizar pelo menos uma atividade de cada sessão (7, 8 e 9). As atividades que recomendamos são:

  • Sessão 7: encontro 1 - Por que brincar e conversar individualmente são tão importantes?
  • Sessão 8: encontro 2 - É preciso uma aldeia para criar uma criança — O papel das comunidades religiosas e espirituais na promoção do desenvolvimento espiritual das crianças
  • Sessão 9: encontro 3 - Desenvolvendo um espírito brincalhão

[Você está aqui:]