Como pais, cuidadores, educadores e membros da comunidade - qualquer um que faça parte da educação de uma criança — é vital que mantenhamos contato com nossa própria espiritualidade e capacidade de lidar com as contradições em nossas vidas. Alimentando nossa própria espiritualidade, estamos nos preparando para cuidar das crianças, para responder de maneira mais positiva às suas necessidades e para ajudar a criar espaços seguros e respeitosos para explorarem a interconexão delas com os outros.
As creches e escolas também desempenham um papel fundamental, servindo como lugares onde crianças, cuidadores e educadores cuidam do bem-estar uns dos outros e cultivam relacionamentos afetuosos. A educação que promove atitudes e valores para uma convivência pacífica e respeitosa contribui para o desenvolvimento espiritual das crianças.
Nossas tradições religiosas e espirituais nos lembram de valores e noções que fortalecem nossa compreensão um do outro. Praticar a religião e alimentar nossa própria espiritualidade significa que estamos desenvolvendo relacionamentos, não apenas com nós mesmos ou, verticalmente, com o que as pessoas referem-se a Deus, o Divino, o Transcendente ou a Realidade Última, mas também, horizontalmente, com colegas dentro e fora de nossa comunidade. Essas relações horizontais são também intergeracionais. Ao interagir com colegas e idosos, as crianças aprendem a ser ativas, participantes e pensadores críticos. Esse sentimento de interconexão nos permite ter uma sensação de pertencer; entender os valores universais que são comuns a todas as religiões e tradições humanísticas, como respeito e empatia; ter um senso de autocontrole e paciência necessária para encontrar soluções pacíficas para os desafios; e para abraçar um senso social de responsabilidade que nos encoraja a enfrentar problemas que afetam os outros.
Os adultos também aprendem com essas interações entre gerações. Como mencionado anteriormente, a Bíblia cristã cita Jesus: “Em verdade vos digo, a menos que mudeis e vos torneis como crianças, você nunca entrará no reino dos céus.” Esta passagem lembra os adultos a reconhecerem que as crianças já têm uma espiritualidade e que os adultos podem aprender com elas. Infelizmente, o desenvolvimento espiritual das crianças é, muitas vezes, prejudicado pela violência infligida pelos adultos. Jesus também ensinou que os dois maiores mandamentos são: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e com toda a tua alma e com toda a tua mente e com toda a tua força.” A segunda é esta: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há mandamento maior do que estes.” Amar a si mesmo talvez seja um pré-requisito para amar os outros. Com estas palavras, Jesus indica um caminho para unidade e solidariedade com os outros — uma solidariedade que exige um cuidado ético pelo “próximo” como se a pessoa estivesse cuidando de si mesma. A interconectividade da vida, compaixão um pelo outro e solidariedade com o estranho são exigências éticas da vida que são transmitidas aos filhos, não apenas com palavras, mas principalmente por meio de ações práticas e exemplos positivos do dia a dia. |
No budismo, a violência é explicada pelo ensino da gênese condicional (ou originação), que analisa causa e efeito – como uma cadeia de causas que leva a um resultado. Esse ensinamento explica a natureza da realidade, iluminando como a consciência, desenvolvida através de experiências, cria as formações mentais e pensamentos que resultam em ação. É importante compreender que as experiências de violência na primeira infância — nas suas mais diversas formas — terá efeitos não apenas em curto, mas também em longo prazo. Violência vivenciada na primeira infância torna-se parte da consciência e, consequentemente, molda como as crianças olham e se envolvem com o mundo ao seu redor. Portanto, ao se envolver na reflexão atenta sobre essas experiências e sobre si mesmo como parte da cadeia de causas que leva à violência, aprende-se a administrar reações violentas e a ver a si mesmo e aos outros - mesmo agressores da pior violência - como seres humanos que sofrem e precisam de cura. |
Do ponto de vista hindu, o propósito de desenvolver a espiritualidade é cultivar valores corretos, com princípios orientadores, crescer em alegria e evitar trazer sofrimento e tristeza para si mesmo e aqueles ao redor. No hinduísmo, valores divinos como não-violência, verdade, liberdade, pureza, amor, generosidade, humildade e serviço são entendidos como fortalecedores da harmonia e do bem-estar. Em contraste, valores como ódio, indiferença, ganância, raiva, violência e arrogância são vistos como causa de sofrimento e são destrutivos de si mesmos e dos outros. As práticas hindus visam fortalecer os valores divinos. O hinduísmo ensina ahimsa (“não-violência” ou “não-violência”), satyam (“verdade”) e brahmacharya (“autocontrole”). Tudo isso deve ser praticado em pensamento, palavra e ação. Os hindus consideram as crianças bênçãos e dádivas do divino; cuidado, para eles, é um privilégio e uma oportunidade para os pais crescerem espiritualmente. Os ensinamentos religiosos e as histórias orientam os adultos a serem pacíficos, justos e harmoniosos na relação com todos seres humanos, incluindo seus filhos. |
Os cinco pilares do Islã destinam-se a aumentar a espiritualidade interior das pessoas, incluindo filhos, enquanto os conecta com a comunidade externa, bem como com Deus. Criando oportunidades para observar, aprender, contemplar, praticar e compartilhar cada pilar do Islã e seus significados, promove o senso de ética nas relações, a vocação e a responsabilidade social com os outros e com a comunidade. Isso, por sua vez, produz uma rica vida espiritual. |
O judaísmo entende a vida espiritual das crianças expressa através do estudo da Torá, participação na vida ritual e de oração da comunidade (avoda), e atos de retidão, de bondade (gemilut hasadim). Alimentar a própria espiritualidade requer não apenas cuidar de si mesmo, mas também das relações com os outros e praticar os princípios fundamentais destinados a guiar a vida de alguém. |
Em nossa sociedade global de hoje, as interações entre as pessoas são muitas vezes mediadas por tecnologias como mídias sociais. Para desenvolver nossa espiritualidade, é importante encontrar espaços físicos reais para nos reconectar conosco e com nossos filhos, onde buscamos entender suas necessidades, aspirações e sonhos criando momentos de diálogo, escutando-os e dando-lhes espaço.
Promover a espiritualidade não é apenas sobre crenças pessoais e autoconsciência, mas também significa refletir sobre as maneiras pelas quais decidimos assumir responsabilidades em nossas comunidades. Também é sobre compreender as injustiças que nos cercam e nos comprometermos a transformá-las. Ao fomentar a nossa própria “conscientização” — desenvolvendo uma consciência crítica de nossa própria realidade social através da reflexão e da ação — estamos alimentando nossa capacidade espiritual de cuidar uns dos outros e de responder à exigência ética de afirmar a dignidade de todos.
O desenvolvimento de uma espiritualidade pró-infantil entre os adultos que cercam a criança é tão importante quanto o desenvolvimento espiritual dela. As crianças pequenas aprendem sobre o mundo e aquilo a que as pessoas se referem como Deus, o Divino, o Transcendente ou a Realidade Última não em formas abstratas, mas observando as pessoas que os cercam e experimentando como eles tratam e falam com eles e outros.
Cultivar a espiritualidade dos adultos que cuidam e protegem as crianças é, portanto, visto como vital para sua capacidade de modelar a espiritualidade e alimentá-la em crianças pequenas, que aprendem através do que eles experimentam e veem. À medida que pais, cuidadores e educadores desenvolvem maior compreensão e consciência do desenvolvimento espiritual, isso se traduzirá em maior capacidade de interagir com seus filhos de maneiras que fortalecem a espiritualidade delas.
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