Encontro 3

6ª Sessão - Minha compreensão da espiritualidade


Encontro 3 – Visitas inter-religiosas


OBJETIVO

Mostrar uma maior compreensão de diferentes crenças religiosas e espirituais e uma nova visão sobre sua própria espiritualidade e a dos outros.

 

MATERIAIS E PREPARAÇÃO

  • papel de tamanho grande;
  • Materiais e objetos de diversas tradições religiosas e espirituais;
  • diários de aprendizagem.

 

COMO VOCÊ PODE FAZER

 

Preparando para as visitas: 

1. Em preparação para as visitas, prepare informações sobre considerações a serem feitas em conta ao visitar o lugar sagrado do outro.

2. Apresente as visitas inter-religiosas que serão realizadas e os diferentes lugares que os participantes visitarão. Pergunte aos participantes o que eles acham que é importante fazer em cada lugar para garantir que sejam respeitosos e atenciosos. Explique as diferentes considerações em termos de vestuário e logística.

3. Refletir e explorar com os participantes os tópicos “Compreensão da espiritualidade” e “A importância dos adultos desenvoverem sua própria espiritualidade em várias tradições religiosas e espirituais”, como justificativa para as visitas. Abra espaço para os participantes compartilharem quaisquer dúvidas ou preocupações que possam ter.

OBS.: Selecione os locais sagrados a serem visitados para que todos os participantes tenham sua tradição religiosa ou espiritual representada. 


Durante as visitas

4. Os líderes religiosos e espirituais devem ser informados previamente sobre a visita e receber informações breves sobre o grupo, os objetivos de aprendizagem e as visitas, e solicitados a estarem disponíveis para um diálogo com os participantes. 

5. Durante as visitas, os responsáveis religiosos e espirituais devem orientar os participantes no local de culto, seguindo-se um diálogo onde poderão colocar questões.

 

Reflexão após a visita

6. Após a visita, é importante dedicar algum tempo para refletir sobre ela. Para isso, em um papel de tamanho grande, organize três círculos e uma área maior: 

  • Sentidos — O que você viu, ouviu, provou, tocou? 
  • Como você se sentiu? 
  • Semelhanças e diferenças com minha própria tradição religiosa ou espiritual ou sobre como eu experimento minha espiritualidade. 

Na área maior, os participantes escrevem ideias gerais sobre: O que foi difícil? O que me surpreendeu? O que me tocou? O que eu aprendi?

7. Termine a sessão refletindo com os participantes sobre como as crenças e práticas religiosas e espirituais contribuem para seu desenvolvimento espiritual. 

Ao trabalhar com os pais ou cuidadores, incentive-os a levar as crianças para seus próprios espaços sagrados e para outros espaços sagrados e aproveite todas as oportunidades para que as crianças usem seus sentidos para explorar os espaços. No final da visita, incentive-os a dialogar com o filho: O que você viu? O que você tocou? O que você ouviu? Qual cheiro você sentiu? O que te surpreendeu? Como você se sentiu?


RECOMENDAÇÕES PARA TREINADORES

Convide os facilitadores para…

  • Ler o tópico “A importância dos adultos desenvolverem sua própria espiritualidade em várias tradições religiosas e espirituais”.

  • Conferir os recursos disponíveis no site do Consórcio.
  • Refletir como você faria essa atividade com pais, cuidadores e educadores? Como você exploraria o tópico de forma a encorajar os participantes a refletirem mais sobre a importância das crenças religiosas e espirituais para seu desenvolvimento espiritual e como elas contribuem para isso?

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