Encontro 2

5ª Sessão - Minha compreensão da espiritualidade


Encontro 2 – Explorando minha espiritualidade através da religião


OBJETIVO

Os participantes identificam como suas próprias crenças e práticas religiosas e espirituais contribuem para seu desenvolvimento espiritual.

 

MATERIAIS E PREPARAÇÕES

  • Papel e giz de cera;
  • reflexões teológicas/escrituras religiosas do site do Consórcio;
  • tópico “Cuidando da própria espiritualidade através das tradições religiosas e espirituais” disponível no e-Espiritualidade na infância.

 

COMO VOCÊ PODE FAZER

1. Dê as boas-vindas aos participantes da sessão lendo uma reflexão teológica relacionada a como as práticas e crenças religiosas e espirituais contribuem para o desenvolvimento espiritual. 


2. Peça aos participantes que compartilhem suas impressões e reflexões sobre suas próprias práticas religiosas ou espirituais e como elas contribuem para seu desenvolvimento espiritual. Para apoiar o diálogo, faça algumas das seguintes perguntas:

  • O que/quem influencia suas crenças? 
  • Como você acha que seus valores e crenças religiosas/espirituais contribuem para seu desenvolvimento espiritual e bem-estar?
  • Como eles ajudam você a lidar com seus dilemas e conflitos e a reconciliar diferenças?
  • Como eles ajudam você a se conectar com outras pessoas e com sua comunidade?

3. Pergunte aos participantes como desenvolver suas próprias crenças e práticas religiosas e espirituais pode, por sua vez, beneficiar as crianças. 

 

4. Conclua a sessão compartilhando que nossas tradições religiosas nos lembram de valores e princípios que fortalecem nossa compreensão mútua. Praticar religião e promover nossa própria espiritualidade significa que estamos desenvolvendo relacionamentos, não apenas conosco ou com o que é chamado de Deus, o Divino, o Transcendente ou a Realidade Suprema, mas também com colegas dentro e fora de nosso ambiente e comunidade.

Explique que essas relações horizontais também são intergeracionais. Ao interagir com colegas e idosos, as crianças aprendem a ser participantes ativos e pensadores críticos. Esse sentimento de interconexão nos permite:

  • ter sentimento de pertencimento;
  • compreender valores universais comuns a todas as tradições religiosas como o respeito e a empatia; 
  • ter o senso de autocontrole e a paciência necessária para encontrar soluções pacíficas para os desafios; 
  • e abraçar um senso de responsabilidade social que nos encoraja a lidar com problemas que afetam os outros. 

RECOMENDAÇÕES PARA TREINADORES

Convide os facilitadores para…

  • Ler o tópico “A importância dos adultos desenvolverem sua própria espiritualidade em várias tradições religiosas e espirituais”.
  • Conferir os recursos disponíveis no site do Consórcio.
  • Refletir como você faria essa atividade com pais, cuidadores e educadores? Como você exploraria o tópico de forma a encorajar os participantes a promover seu próprio desenvolvimento espiritual como um fator chave para facilitar o desenvolvimento espiritual das crianças? Como você pode ajudar os participantes a refletir sobre como e por que o cultivo de valores está conectado espiritualidade e ao desenvolvimento espiritual?

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