Violência estrutural

A mudança climática é um fator importante que afeta negativamente o desenvolvimento de crianças pequenas. Quase todas as crianças na Terra estão expostas a riscos relacionados às mudanças climáticas.

A crise da mudança climática é ainda mais exacerbada por por outros conflitos e crises, como a pandemia de COVID-19. Esses eventos causam grandes danos às famílias e comunidades mais vulneráveis, aumentando o estresse tóxico que pode alterar o desenvolvimento da arquitetura cerebral das crianças, influenciando negativamente o desempenho acadêmico, a saúde, a formação de relacionamentos e outros resultados de vida a longo prazo.

A pandemia afetou gravemente a saúde física e mental das crianças, o desenvolvimento social e emocional, a segurança e o acesso a atividades educativas e recreativas, levando a uma crise sem precedentes de cuidado e aprendizado. O fechamento de creches e escolas durante o pico da pandemia de COVID-19 manteve 1,52 bilhão de crianças fora da escola e, para muitos, o aprendizado remoto ficou fora de alcance.

[Você está aqui:]