Violência direta

Você sabia que… O termo “violência contra crianças” inclui todas as formas de violência contra menores de 18 anos, seja cometido por pais ou cuidadores, parentes, educadores, pares, parceiros românticos, outras pessoas próximas à criança como líderes religiosos ou espirituais, treinadores, ou estranhos?

Você sabia que… Globalmente, estima-se que cerca de 300 milhões de crianças entre dois e quatro anos de idade (três em cada quatro crianças dessa idade) sofram disciplina violenta (punição física e/ou agressão psicológica) de seus cuidadores regularmente, e 250 milhões crianças de um ano (cerca de seis em dez) são punidas com meios físicos. 

Você sabia que… As formas mais comuns de violência para crianças pequenas são negligência, maus-tratos, violência sexual, violência emocional ou psicológica e bullying?

Você sabia que… Alguns tipos de violência são considerados “normais”? O castigo verbal ou físico continua sendo a norma para muitas crianças em todo o mundo, embora cause medo e estresse nas crianças, afeta negativamente sua saúde emocional, mental, física e espiritual e possa levá-los a expressar seu medo e estresse por meio de comportamento agressivo em relação aos outros, desconfiar dos outros ou se isolar socialmente. Consequentemente, essas crianças correm o risco de ficar para trás em sua vida acadêmica, relacionamentos sociais e outras oportunidades de aprendizado, o que também pode prejudicar seu potencial de prosperar na vida adulta.

Você sabia que… A violência estrutural também prejudica as crianças? Muitas famílias enfrentam dificuldades em fornecer às crianças cuidados adequados devido às condições extremas em que vivem, incluindo pobreza, crises humanitárias, situações de insegurança alimentar, efeitos nocivos do estresse tóxico ou comunidades afetadas pela violência, desavenças políticas. Essas circunstâncias limitam a disponibilidade e o acesso aos serviços sociais e prejudicam a capacidade dos cuidadores de se envolver positivamente e responder às necessidades de seus filhos. 

Você sabia que… A mudança climática é um fator importante que afeta negativamente o desenvolvimento de crianças pequenas? Muitas crianças do mundo estão expostas a riscos relacionados às mudanças climáticas. Os desastres naturais intensificaram a pobreza e a vulnerabilidade infantil e estão causando diretamente a migração e o deslocamento devido a eventos climáticos extremos. À medida que as comunidades rurais enfrentam o estresse climático, as famílias se mudam para assentamentos urbanos informais, o que aumenta a exposição das crianças à violência, abuso e exploração, incluindo trabalho infantil, pobreza extrema e acesso reduzido a serviços críticos de saúde, educação e apoio psicossocial.


[Você está aqui:]