Desenvolvimento espiritual e violência

Este material argumenta que promover o desenvolvimento espiritual das crianças nos primeiros anos contribui para a proteção das crianças contra a violência.

Em primeiro lugar, o desenvolvimento espiritual das crianças requer três condições principais, conforme apresentado antes, que apoiam o surgimento e o amadurecimento das capacidades espirituais inatas. Essas condições exigem que pais, cuidadores e educadores usem formas não violentas de educação que afirmam a dignidade da criança, e a criar espaços e ambientes para crianças que sejam amorosos e respeitosos, seguros e livres de violência; expor as crianças a experiências que são capacitadoras, apoia o desenvolvimento de sua senso de agir, permite que elas desenvolvam interconectividade com os outros, praticar valores éticos e desenvolver um senso de comunidade.

Essas áreas contribuem para:

  • acabar com a violência contra crianças por meio do empoderamento dos pais, cuidadores e educadores, ao apoiá-los a reduzir as práticas de dedução duras e criando relacionamentos positivos entre pais e filhos; 
  • mudar normas sociais e culturais que toleram o uso da violência; 
  • fortalecer normas e valores que apoiam relacionamentos não violentos, respeitosos, estimulantes, positivos e com igualdade de gênero para todas as crianças; e 
  • fortalecer habilidades para a vida, priorizando a aprendizagem social, emocional e o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais. 

Todas essas estratégias se mostraram capazes de acabar com a violência contra crianças, de acordo com INSPIRE – Sete Estratégias para Acabar com a Violência Contra Crianças.

O que é INSPIRE? É um pacote de medidas técnicas dirigidas a todos os que estão empenhados em prevenir e enfrentar a violência contra crianças e adolescentes — do governo aos cidadãos comuns, na sociedade civil ou no setor privado. Trata-se de um grupo de estratégias elaboradas a partir da melhor evidência científica disponível e que oferecem a máxima possibilidade de reduzir a violência contra crianças. Foi elaborado em conjunto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), UNICEF, Banco Mundial, CDC e outras grandes organizações que defendem a criança.

Este processo de promover o desenvolvimento espiritual, junto com outras contribuições positivas, como cuidados responsivos, saúde, educação, nutrição, proteção infantil e foco em cuidados integrais e bem-estar, pode ser fator protetor e auxiliar no enfrentamento e prevenção da violência. Promover o desenvolvimento espiritual é, portanto, um poderoso agente transformador que, juntamente com esses e outros fatores, podem reduzir significativamente a experiência de violência da criança. Isto por sua vez, pode reduzir a probabilidade de a criança se envolver posteriormente em violência - potencialmente também contra crianças – como um adulto.

Em segundo lugar, promover o desenvolvimento espiritual das crianças desde cedo beneficia seu bem-estar integral nos próximos anos, atuando como um mecanismo preventivo. Vários estudos têm demonstrado a importância de promover o desenvolvimento espiritual em crianças e jovens. Pesquisas mostraram que crianças mais velhas cujos pais nutriram sua espiritualidade têm níveis mais elevados de felicidade. As revisões de literatura, em várias disciplinas, identificam a significativa noção de espiritualidade infantil, argumentando que é um componente chave na formação da saúde infantil e bem-estar. À medida que a pesquisa avança, fica claro que a espiritualidade não é apenas vital para desenvolvimento humano, mas também um componente essencial de vários aspectos da vida humana, saúde e educação.

O desenvolvimento espiritual também contribui para melhorar o bem-estar sócio emocional das crianças, pois fortalece a interconexão consigo mesmo e com os outros. Inegavelmente, relacionamentos sociais positivos são um fator chave para o bem-estar, pois influenciam muito na saúde mental e física das crianças. As relações familiares e com colegas desempenham um papel crítico na formação da identidade e autopercepção das crianças. Frequentemente, crianças com problemas de conexão com familiares e outras crianças, experimentam taxas mais altas de depressão, solidão, baixa autoestima e pouco bem-estar.

Análises de custo-benefício mostram que há um retorno de onze dólares para cada dólar investido em intervenções de aprendizagem socioemocional, com impacto sustentado de até 18 anos. Os jovens que, como crianças mais novas, foram expostos ao desenvolvimento espiritual demonstraram menos comportamento agressivo, menos uso de substâncias, menos comportamentos de alto risco e menos risco de depressão. 

Crianças que tiveram duas gerações de cuidadores que enfatizaram seu desenvolvimento espiritual (por exemplo, um avô e um pai) mostraram 80% menos depressão quando jovens do que crianças que não o fizeram. Por outro lado, comportamentos externalizantes como agressão, hostilidade, conduta, transtorno e delinquência, bem como comportamentos de internalização, como depressão e ansiedade, também demonstraram transmitir intergeracionalmente através de três gerações de pais e crianças.

Em um estudo longitudinal de seis anos, realizado em 2018, examinando a conexão entre competência moral e espiritualidade em predizer o comportamento problemático e de risco do adolescente, os pesquisadores descobriram que tanto a moralidade quanto a espiritualidade desempenhavam um papel crítico na redução de comportamentos de risco e foram preditivos de preocupações comportamentais posteriores. A espiritualidade aprimorou o desenvolvimento moral e forneceu fatores de proteção essenciais que diminuíram a probabilidade de problemas comportamentais, fornecendo às crianças uma base moral sólida e senso de propósito.

O desenvolvimento espiritual também foi considerado fundamental no desenvolvimento da resiliência, particularmente em crianças que passaram por adversidades, ajudando-as a encontrar significado na vida, reformular narrativas de perda e conectar-se à comunidade. Pesquisa em adultos descobriu que experiências de admiração podem ter implicações psicológicas e físicas positivas, e que a oração e a meditação provaram ser benéficas para a cura. Para muitas pessoas, as práticas religiosas e espirituais são a chave para processar, recuperar e curar traumas, e as comunidades espirituais podem ser um lugar para buscar apoio e orientação.


Finalmente, promover a espiritualidade das crianças contribui para o desenvolvimento da ética, valores e comportamentos pró-sociais que podem beneficiar famílias e comunidades. Quando parte da população defende valores como respeito, empatia, compaixão, solidariedade, e capacidade de conciliar diferenças, isso tem o poder de se tornar um ponto de inflexão para uma transformação social em direção à coesão social - um estado em que as pessoas aprendem a viver juntas respeitosamente, valorizam a diversidade e o pluralismo e cooperem uns com os outros para desenvolver e prosperar individual e coletivamente. Este processo pode então ser sustentado quando as crianças que cresceram neste ambiente criam a próxima geração de filhos, transferindo valores de coesão e empregando práticas parentais positivas que beneficiam o desenvolvimento da próxima geração.

[Você está aqui:]