A experiência de violência na infância muitas vezes têm efeitos que perduram ao longo da vida. Alguns estudos mostram que crianças que sofrem violência na infância são mais propensas a doenças mentais, como ansiedade e depressão.
Evidências neurocientíficas demonstram que a exposição prolongada ao estresse, violência e conflito na primeira infância, ou “estresse tóxico”, está relacionado com a ativação crônica do corpo sistema de resposta ao estresse, que pode ser prejudicial à saúde, bem-estar e psicológico funcionando, memória e aprendizado, prejudicando seu progresso sócio emocional. Mais tarde na vida, isso pode diminuir a produtividade econômica e capacidade de ganhar, perpetuar a violência nas relações interpessoais e exacerbar a desconfiança. Também pode levar a maior desemprego e gastos públicos, pobreza intergeracional, e perpetuação da desigualdade, deste modo intensificando riscos sociais e econômicos para as sociedades.
Experimentar adversidades na primeira infância tem sido associado a um maior envolvimento em crimes mais tarde e ciclos intergeracionais de violência. Pesquisas descobriram que crianças que sofreram maus-tratos ou testemunharam violência doméstica na infância eram mais propensas a se envolver em comportamento delinquente, cometer crimes violentos ou abusar de sua futura família, na idade adulta, quando comparadas com crianças que não vivenciaram violência familiar precoce. Crianças e famílias que vivem situações de marginalização, desigualdade ou exclusão social podem desenvolver um sentimento de desvalorização e uma visão pessimista que pode levar a baixas expectativas sobre seus futuros, atitudes negativas sobre si e outros e até comportamento antissocial ou autodestrutivo.
Quando o trauma precoce ocorre, é menos provável que as crianças tenham uma visão positiva de si mesmas e dos outros, e muitas vezes esperam rejeição e maus-tratos daqueles ao seu redor. Como resultado, a capacidade do indivíduo de se conectar e interagir positivamente com aqueles em seu ambiente pode ser comprometida.
Os graves efeitos da falta de cuidados são evidentes na imagem acima. Estudos mostram que exames do cérebro de uma criança saudável, em comparação com o cérebro de uma criança carente, mostram mais atividade nos lobos temporais, uma área onde as emoções são reguladas e se desenvolvem e crescem com base nas experiências da primeira infância. Quando as crianças sofrem negligência, violência ou medo, seu cérebro reconhece e reage a elas como ameaças ao seu bem-estar.
Outro estudo mostra que, se as crianças são continuamente expostas à violência e ao medo, sua bioquímica/sistema hormonal é mantido em alerta máximo. A violência pode alterar a estrutura e a função do cérebro em desenvolvimento: pode afetar a linguagem, aquisição e funcionamento cognitivo, resultando em déficits de competência social e emocional gerando medo, ansiedade, depressão e risco de autoagressão e comportamento agressivo.
As alterações cerebrais resultantes da violência na infância também podem moldar o comportamento adulto posterior. Estudos longitudinais mostram que crianças expostas à violência são mais propensas a serem vítimas de violência mais tarde na vida e se tornarem agressores, usando violência como adultos contra parceiros e seus próprios filhos, e estar em maior risco de se envolver em comportamento criminoso. Assista o vídeo abaixo:
Indiscutivelmente, um dos contribuintes mais importantes para o desenvolvimento moral é a vida de uma pessoa, experiências e, mais especificamente, experiências adversas. Crianças que experimentaram diferentes formas de maus-tratos e abuso são mais propensas a ter cérebro atrasado ou desenvolvimento irregular. O cérebro é onde a moral e a tomada de decisões são processadas e muitas partes do cérebro devem trabalhar juntas para o melhor resultado. Experiências adversas alteram a capacidade de regular as respostas ao estresse como “lutar ou fugir” e pode prejudicar o processo de tomada de decisão e a compreensão da moral e dos valores.
Pesquisas mostram que o abuso na infância também pode resultar em “lesão espiritual”, como sentimentos de culpa, raiva, tristeza, desespero, dúvida, medo da morte e crença de que Deus é injusto. Abuso e outros eventos traumáticos podem romper o apego, destruir o eu, minar os sistemas de crenças, violar a fé em Deus ou em outros, o que pode afetar a vida espiritual de alguém.
Quebrar esse ciclo vicioso para a criança, o adulto e para a sociedade exige que cada criança viva livre de todas as formas de violência desde o início da sua vida. |
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