Encontro 3

4ª Sessão - Violência contra crianças


ATIVIDADE 3 – Violência que afeta crianças — usando dramatizações


OBJETIVO

Identificar como a promoção do desenvolvimento espiritual das crianças contribui para a proteção das crianças contra a violência.

 

MATERIAIS E PREPARAÇÃO

Não há.

 

COMO VOCÊ PODE FAZER

1. Organize os participantes em grupos e peça a cada grupo que pense em uma situação que tenham visto ou ouvido em que crianças de 0 a 8 anos estão sujeitas à violência — física, verbal, emocional, cognitiva ou espiritual. 

2. Estimule a criatividade dos participantes dando exemplos de situações possíveis como: gritos, castigos corporais, humilhação, diminuição da criança, negligência, problemas entre familiares onde há crianças envolvidas, etc. 

3. Peça a cada grupo para se preparar para encenar a situação até o momento em que ela pode evoluir para uma resposta violenta, garantindo que todos fiquem seguros. Dê-lhes tempo para planejar e ler suas falas e praticar antes de apresentar suas representações para os outros grupos. Dê tempo suficiente para suas apresentações.

Diga aos participantes que, no final, eles também compartilhem uma resposta alternativa que pode transformar positivamente a situação:

  • Fazer com que o pai ou cuidador se conecte com a criança de forma respeitosa e amorosas;
  • Transformar o ambiente e eliminar a violência de forma a afirmar a dignidade da criança; e/ ou
  • Criar uma experiência para a criança que a ajude a desenvolver um senso de significado, propósito e pertencimento. 

4. Quando a apresentação de cada grupo terminar em todo o grupo e as alternativas forem apresentadas, peça aos participantes dos outros grupos que também pensem em uma maneira de transformar a situação, olhando para as relações, o ambiente e as experiências, e depois para interpretá-lo. Faça uma breve discussão após apresentar as soluções, perguntando aos participantes:

  • Esta foi uma boa solução? Por que? 
  • Como a criação de ambientes seguros livres de qualquer forma de violência e a criação de conexões e experiências positivas com a criança podem transformar a situação?
  • Isso é possível em uma situação real?

5. Diga aos participantes que a violência contra as crianças não apenas viola seu bem-estar físico e emocional, mas também seu desenvolvimento espiritual. A promoção do desenvolvimento espiritual das crianças é realizada em relacionamentos seguros com os cuidadores, em ambientes seguros, respeitosos e amorosos onde as crianças podem crescer e por meio de experiências que capacitam e inspiram as crianças.

É importante que os pais e cuidadores considerem a quem podem recorrer e o que podem fazer quando se sentirem sobrecarregados ou não souberem como lidar com os comportamentos desafiadores de uma criança de maneira assertiva. É útil para eles buscar apoio em sua tradição espiritual/ensinamentos religiosos ou líder, alguém em quem confiem.

Quando as crianças se sentem seguras, aceitas, compreendidas e apoiadas pelos adultos, elas começam a se aceitar também. Esse reforço positivo se reflete em seus comportamentos e pode fortalecer sua saúde mental. Existe uma forte correlação entre como as crianças se sentem sobre si mesmas e como elas agem. Uma criança que aceita a si mesma e é mentalmente saudável se torna um adulto que abraça o respeito pelos outros, tem empatia, defende suas responsabilidades individuais e coletivas e sabe como lidar com conflitos de maneira não violenta.


RECOMENDAÇÕES PARA TREINADORES

Convide os facilitadores para…

  • Ler o tópico “Desenvolvimento espiritual da criança e proteção contra a violência”.
  • Conferir os recursos disponíveis no site do Consórcio.
  • Refletir como você faria essa atividade com pais, cuidadores e educadores? Como você exploraria o tópico de forma a capacitar os participantes a internalizar a importância de ouvir as necessidades da criança, promover o arbítrio da criança e promover o desenvolvimento da criança em um contexto ético geral de cuidado e afirmação de sua dignidade e vida ?

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