Encontro 1

4ª Sessão - Violência contra criança


Encontro 1 – Proteger as crianças da violência


OBJETIVOS 

Analisar os tipos de violência que as crianças enfrentam e como isso afeta seu desenvolvimento integral e bem-estar.

Identificar como a promoção do desenvolvimento da espiritualidade das crianças contribui para a proteção contra a violência e seu bem-estar.

 

MATERIAIS E PREPARAÇÃO

  • material apropriado para fazer uma linha no centro da sala, por exemplo, giz, fita adesiva, um rolo de pano; 
  • dois grandes cartazes marcados “concordo” e “discordo”; 
  • tópicos “Violência direta”, “Violência estrutural” e “Violência e seu impacto no desenvolvimento infantil”, disponíveis no e-Espiritualidade na infância.

 

COMO VOCÊ PODE FAZER

1. Apresente a atividade e explique que se trata de coisas que eles veem ou vivenciam em suas próprias vidas ou na vida de outras pessoas. Reforce que não há resposta certa ou errada e que o objetivo da atividade é que todos compartilhem suas opiniões, ouçam as dos outros e troquem ideias e pontos de vista.

2. Faça uma linha no centro da sala e coloque as seguintes palavras em cada extremidade: - “Concordo” em uma e “Discordo” na outra. Peça aos participantes que se alinhem ao longo da linha central, voltados para você. Instrua-os a responder a uma série de afirmações aproximando-se do sinal que corresponde à sua opinião, concorda ou discorda. 

3. Leia algumas das declarações abaixo. Certifique-se de que a primeira afirmação seja simples apenas para ajudar os participantes a se sentirem à vontade com a atividade, como “Todos os adultos gostam de café ou chá”. Aqui estão alguns exemplos que você pode escolher ou elaborar:

  • As famílias sempre fazem o melhor por seus filhos. 
  • As famílias sabem melhor como cuidar de seus filhos.
  • Todas as crianças devem morar com suas famílias.
  • Todas as crianças vivem em famílias que respeitam seus direitos.
  • As crianças precisam ter limites claros desde muito cedo. 
  • Gritar não é violência.
  • Negligência é violência.
  • Às vezes, o castigo corporal é necessário quando nada mais funciona.
  • O castigo corporal nos primeiros anos ensina as crianças a respeitar os adultos. 
  • Crianças de um ou dois anos de idade não se lembrarão ou serão afetadas por serem repreendidas.
  • A violência pode alterar a estrutura do cérebro em desenvolvimento.
  • Ambientes amorosos são essenciais para o crescimento das crianças.
  • Crianças expostas à violência têm maior probabilidade de serem vítimas de violência mais tarde, durante sua vida.
  • Devemos sempre nos manifestar quando vemos violência contra crianças.
  • É seguro denunciar qualquer violência que presenciamos.

 

Essas declarações são formuladas de forma que os adultos possam se encontrar em lugares diferentes dos outros ao longo da linha, o que deve encorajar o diálogo e a reflexão. 

Ao ler as declarações, certifique-se de coletar as opiniões dos participantes sobre essa declaração e fazer mais perguntas que lhes permitam ver a situação de diferentes ângulos, usando perguntas abertas como “por que, como, quando e o que…?”.

Quando terminar, peça aos participantes que se sentem em círculo e a alguns deles que falem sobre a atividade: o que os desafiou, o que os surpreendeu, o que os levou a concordar ou discordar das afirmações, o que os deixou em dúvidas, etc.

4. Peça aos participantes que acessem o e-Espiritualidade na infância e entrem nos tópicos “Violência direta” e “Violência estrutural”, um de cada vez. Peça para que cada participante leia um parágrafo em voz alta.

5. Agora peça que acessem o tópico “Violência e seu impacto no desenvolvimento infantil”, que mostra um cérebro saudável e um cérebro maltratado, e depois o tópico “Estresse tóxico”. 

Explique de maneira simples o impacto da violência no desenvolvimento do cérebro e explore algumas dessas questões com os participantes:

  • Na sua opinião, quais são as principais consequências e impactos da violência contra a criança em seu desenvolvimento? Que outras alternativas à violência podem ser usadas? 
  • Quando as crianças mostram comportamentos desafiadores, o que elas podem estar tentando dizer/ transmite? Como esses comportamentos podem ser tratados?
  • O que sua tradição espiritual/religiosa diz sobre violência contra crianças?
  • Existem normas sociais e culturais em sua comunidade que toleram a violência contra crianças? Como eles podem ser desafiados?

6. Termine a sessão compartilhando com os participantes que toda violência contra criança pode ser evitada e nenhuma delas é justificável. Todos os anos, crianças em todo o mundo sofrem punição física de seus cuidadores, incluindo pais, professores e outros adultos que deveriam estar lá para amá-los e cuidar deles. Em todo o mundo, estima-se que cerca de 300 milhões de crianças entre dois e quatro anos (três em cada quatro crianças nessa faixa etária) sofrem violência.

Isso causa medo e estresse nas crianças, afeta negativamente sua saúde emocional, mental, física e espiritual e pode levá-las a expressar seu medo e estresse por meio de um comportamento agressivo em relação aos outros, desconfiar dos outros ou se isolar socialmente.

Consequentemente, essas crianças correm o risco de ficar para trás na escola e em seu processo de aprendizagem, relações sociais e outras oportunidades, o que também pode prejudicar seu potencial de prosperar na vida adulta.


RECOMENDAÇÕES PARA TREINADORES

Convide os facilitadores para…

  • Ler os tópicos “Violência na infância” e “A violência e seu impacto no desenvolvimento infantil e bem-estar”.
  • Conferir os recursos disponíveis no site do Consórcio.
  • Refletir como você faria essa atividade com pais, cuidadores e educadores? Como você exploraria o tópico de forma a permitir que os participantes reflitam e identifiquem maneiras de desafiar a violência enquanto você trabalha com pais, cuidadores e educadores?

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