O desenvolvimento espiritual é entendido neste material como um aspecto central do desenvolvimento integral da criança e que permite um desdobramento gradual e progressivo da capacidade de se conectar com consigo mesmas, com os outros, com a natureza e com o que as pessoas chamam de Deus, o Divino, o Transcendente, ou Realidade Última, na busca de significado, propósito, pertencimento e transcendência. |
O desenvolvimento espiritual como um aspecto central do desenvolvimento integral
O desenvolvimento espiritual das crianças está intimamente ligado a outros domínios de desenvolvimento - e todos os domínios se reforçam mutuamente. À medida que as qualidades ou capacidades espirituais se desenvolvem, essas afetam os domínios físico, cognitivo e socioemocional. Por sua vez, os outros domínios fortalecem o desenvolvimento das capacidades espirituais da criança. Por exemplo, o desenvolvimento espiritual das crianças é fundamental para o desenvolvimento social e emocional.
Quando as crianças se tornam mais autoconscientes, elas são mais capazes de se conectar com os outros - e quando entendem sua interconexão com os outros, aprendem a desenvolver relacionamentos éticos e positivos.
O desenvolvimento espiritual também melhora a auto-regulação e o gerenciamento das emoções das crianças, e isso, por sua vez, serve como a base para habilidades executivas enriquecidas. Da mesma forma, o desenvolvimento destas habilidades enriquecem seu potencial de desenvolver mais capacidades espirituais.
O desenvolvimento espiritual também está ligado a uma melhor saúde mental das crianças e à escolha e manutenção de estilos de vida saudáveis, afetando assim o domínio do desenvolvimento físico.
O desenvolvimento espiritual está interligado com o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Através do desenvolvimento cognitivo, as crianças pensam, exploram e descobrem o mundo. Desenvolvimento espiritual é um tipo de percepção e modo de consciência que contribui para pensar e compreender o mundo ao seu redor. Quando as crianças se desenvolvem espiritualmente, elas não apenas aprendem a usar o intelecto para resolução de problemas e análise, mas também recorrem a capacidades espirituais e percepções na formação da compreensão e na resolução de problemas. Cognitivamente, enquanto a criança desenvolve a capacidade de pensamento abstrato e representação simbólica, seu desenvolvimento espiritual cresce em conjunto.
Embora as crianças tenham espiritualidade de forma inata, é por meio de relacionamentos seguros e amorosos que o desenvolvimento espiritual acontece. O desenvolvimento espiritual requer uma figura fundamental na vida da criança, sejam os pais ou um cuidador - para que se desenvolva. As próximas páginas descrevem como a espiritualidade da criança é expressa, como o desenvolvimento espiritual pode ser cultivado e quais condições são necessárias para que isso aconteça.
Categorias de capacidades espirituais
Conhecimento do coração: As crianças têm a capacidade inata de “discernir padrões que as ajudam a perceber o que está interconectado e reconhecer a interdependência.” Enquanto as concepções modernas geralmente localizam o “saber” na cabeça, algumas tradições religiosas e culturais identificam o conhecimento mais essencial no coração. Por exemplo, a palavra japonesa kokoro pode incluir as noções de coração, mente e espírito. Significa mente, no sentido emocional; espírito; coragem; resolver; sentimento; afeição; e significado interior. As crianças têm orientação ou sabedoria interior inata, que une mente, coração e espírito, e que muitas vezes surpreende os adultos. As crianças também têm uma autoconsciência inata que lhes permite ouvir essa voz interior, responder a situações e aos outros, encontrar a verdade e o significado e expressar seu julgamento moral e ético. Em crianças muito pequenas, a autoconsciência é um estado no qual o eu reage a estímulos sociais e ambientais e é expresso por meio da consciência de seu corpo, da percepção do toque dos outros e da consciência de si mesmas. Pesquisas mostram que desde os primeiros minutos de vida, os bebês manifestam a percepção de seus próprios corpos como entidades diferenciadas entre outras entidades do ambiente, como objetos e pessoas. À medida que crescem, isso se manifesta em sua capacidade inata de se reconhecer em relação aos outros. Em algumas tradições religiosas e espirituais, o eu individual faz parte de Deus, o Eu Divino. Alguns acreditam que existe uma centelha ou essência divina dentro de cada pessoa. Acredita-se que essa centelha dá autoconsciência às crianças. Pudésseis apreender com que maravilhas de Minha munificência e generosidade Eu desejei confiar vossas almas, na verdade, deveis livrar-vos do apego a todas as coisas criadas e obter um verdadeiro conhecimento de vós mesmos - um conhecimento que é o mesmo que a compreensão do Meu próprio Ser. Vocês se encontrariam independentes de tudo menos de Mim e perceberam, com seus olhos internos e externos, e tão manifestados quanto a revelação de Meu Nome refulgente, os mares de Minha bondade e generosidade movendo-se dentro de vocês. Bahá'u'lláh, Gleanings from the Writings of Bahá'u'lláh, p. 326-327 |
Consciência relacional: As crianças têm um senso de relacionamento carinhoso com todos os seres vivos. Eles podem se preocupar e se importar com um pássaro morto na rua, uma árvore secando ou o sofrimento dos outros. Crianças podem sentir os sentimentos de seus pais, cuidadores e educadores — de sua alegria, calma, bem como seu estresse, angústia e tristeza, e eles podem retribuir o mesmo sentimento. Dalai Lama expressa a capacidade infantil inata para empatia e compaixão: "Na tradicional filosofia budista, compaixão (nying je) é entendida, principalmente, em termos de empatia - nossa capacidade de entrar e, até certo ponto, compartilhar as experiências e sofrimentos dos outros porque nossa capacidade para empatia é inata e porque a habilidade de raciocinar também é uma faculdade inata, a compaixão compartilha as características de própria consciência”. Essa interconexão pode ser expressa com o termo “ubuntu” das línguas Nguni, que pode ser traduzido, "Eu sou porque vocês são." Ubuntu é uma filosofia africana que enfatiza que o que nos torna humanos é nossa interconexão com outras pessoas. Ubuntu enfatiza a humanidade interconectada de cada pessoa. Ensinamentos semelhantes sobre nossas interligações são encontrados em todas as principais religiões. Essa consciência relacional também se manifesta na “capacidade das crianças de ouvir os outros e sintonizar-se com o ambiente; se expressa em sua capacidade de ponderar, auto refletir e explorar o ponto de vista do outro." Amor também é uma capacidade inata das crianças pequenas e é expresso nas suas relações com os outros. Dar e receber está no coração de toda criança. Crianças pequenas se aproximam de nós com um brinquedo favorito, confiando que não o pegamos, mas o compartilha e depois o devolvemos. Mas também sabemos o quão cedo a criança pode aprender a não confiar. O discurso de Nelson Mandela fala da disposição das crianças para amor: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar" |
Consciência plena: Do ponto de vista espiritual, a criança tem a capacidade de ser absorvida no momento, que muitos adultos passam horas tentando reaprender. Outra capacidade espiritual inerente de crianças pequenas é o encantamento e a admiração, não fantasia ou sonha de forma desconexa da realidade, mas sente a experiência como um todo. Envolve o corpo e os sentidos tanto quanto a mente. Uma criança pode querer cheirar a massa de novo e de novo quando o pão está sendo feito, ou ouvir as gotas de chuva tamborilando no telhado, ou sentar em silêncio observando a chama de uma vela acesa. Encantamento e admiração levam à alegria, preservam a emoção e o entusiasmo e alimentam energia de esperança. As palavras do rabino Abraham Heschel nos lembram que o encantamento e a admiração estão intrinsecamente relacionados com o nosso senso de conhecimento de o divino. “O encantamento nos acorda para perceber no mundo insinuações do divino, para sentir nas pequenas coisas o começo do significado infinito... passagem da quietude do eterno... O começo do encantamento é a admiração, e o começo da sabedoria é o espanto.” |
Sabedoria transcendente: O pensamento transcendente e o sonho também são formas centrais de conhecimento que as crianças usam para processar e entender sua realidade - para as crianças, essas são formas desenvolvidas e plenamente realizadas de saber. Como adultos, fomos socializados fora dessa espiritualidade “nativa”, mas as crianças confiam na imaginação para dar sentido ao momento presente e criar significado. Crianças são naturalmente atentas, elas vivem no momento presente sem interpretação e julgamento, e utilizam formas espirituais de conhecimento para ajudá-los a navegar no mundo. O seguinte versículo do Bhagavad Gita (Capítulo 17, Versículo 3), texto religioso Hindu, fala sobre a fé como uma expressão da natureza essencial de uma pessoa e se estende à imaginação para explicar o que nós concebemos como possível: "Humanos são feitos por sua imaginação. Eles tornam-se o que eles imaginam." |
O e-Espiritualidade na Infância, que contém as atividades para as crianças, fornece descrições de como todas as capacidades espirituais podem contribuir para o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais e valores éticos. Ele também fornece ideias para pais, cuidadores e educadores para desenvolver essas capacidades por meio do cuidado, de interações cotidianas e de experiências lúdicas.
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