A infância tem uma importância crítica do ponto de vista religioso, pois é quando as crianças são apresentadas às crenças e práticas religiosas e espirituais de suas famílias.
No budismo, o conceito de impermanência nos lembra que as crianças estão em um estado contínuo de mudança e que amar as crianças é também reconhecer a infância como uma fase da vida. Crianças, portanto, oferecem aos adultos o desafio de amar sem insistir em obter um resultado particular de seus filhos ou tornando sua própria felicidade dependente do que a criança faz. Como adultos, deixam que as crianças descubram um caminho na vida que lhes permita desenvolver todo seu potencial e alcançar a felicidade e a realização. Isso chama os pais, cuidadores e educadores a praticar o Dharma - ou ensinamentos budistas - na educação de seus filhos, apoiando as crianças e criando um ambiente amoroso para se desenvolverem. Nesta prática do Dharma, as crianças também se tornam professoras, pois os ensinamentos do Buda são transmitidos em relações recíprocas. Para cuidar de uma criança, os adultos precisam trabalhar a si mesmos para transformar suas mentes.
O judaísmo vê a infância como um período de pureza, alegria e beleza a ser valorizada e apreciada. A criança é a maior bênção de Deus e a forma mais pura de ser criado à imagem de Deus (b'zelem elohim). O Talmud afirma: “A infância é uma guirlanda de rosas” e “A própria respiração de crianças está livre de pecado.” As crianças são abençoadas todas as sextas-feiras à noite no início do Shabat, o dia mais sagrado da semana para o povo judeu. A necessidade de permitir que cada criança reconheça sua ou sua própria dignidade e valor é expresso neste ensinamento: “Todo indivíduo deve perceber o mundo como tendo sido criado para seu próprio bem.” Como consequência lógica desse entendimento, as crianças têm o direito de serem amadas e cuidadas para que possam ter a possibilidade de desenvolver o seu potencial máximo. As crianças são consideradas como depositários divinos e garantes do futuro. O judaísmo reconhece que o bem-estar da sociedade é determinado pela forma como tratamos as crianças.
No cristianismo, Jesus ensina a seus discípulos que o reino de Deus pertence às crianças. Ele aponta para as crianças como modelos para os adultos imitarem em humildade. Numa ocasião, os discípulos perguntam a Jesus: “Quem é o maior no reino dos céus?” Jesus responde: “Em verdade vos digo: se não mudardes e não vos tornardes como crianças, nunca entrarão no reino dos céus. Quem se humilha como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” Jesus também exortou fortemente seus discípulos a não discriminar crianças ou impedi-las de procurá-lo e promoveu a inclusão delas no reino de Deus.
Na tradição hindu, existem 16 samskaras, ou ritos de passagem, para criar uma impressão duradoura na mente das crianças. Desses 16 samskaras, dois são realizados durante a gestação e oito são realizados durante a primeira infância. O objetivo é criar impacto positivo sobre a criança, e para lembrar os adultos de reconhecê-la como um ser precioso que precisa ser tratado com amor e carinho. Os hindus consideram seus filhos como presentes do divino, eles se deliciam na brincadeira infantil em encarnações divinas como Krishna e Rama. A dignidade não depende da idade e as crianças têm a mesma dignidade que os adultos.
No Islã, o Alcorão expressa amor e valor extremos para as crianças, descrevendo de várias maneiras: a criança é um presente de Deus (Hiba), um adorno da vida (Zeenah), uma grande bênção (Ni'imah), e um protetor ou amigo que carrega um legado (Waleeh). Através desses descritores poderosos, o Alcorão enfatiza que bênção é ter filhos. As crianças em seus primeiros anos crescem e se desenvolvem por meio de brincadeiras e afetos, como demonstrado pelo Profeta Mohammed (PECE). Ele lembra os pais e outros cuidadores de ver as crianças como bênçãos e não fardos.
O Sikhismo ensina que a criança é uma lembrança constante de Deus e que Deus protege e alimenta os filhos no ventre da mãe. Muitos rituais durante a gravidez e o parto são praticados para desenvolver a espiritualidade da criança. Os rituais incluem música espiritual (kirtan), recitação de mantras, ou leitura das palavras do Shri Guru Granth Sahib Ji (as sagradas escrituras Sikh) durante parto e imediatamente após. A família e a família estendida na tradição Sikh são os principais atores responsáveis pela educação da criança nos primeiros anos; é na família que a criança aprende os valores e práticas da religião. Desde muito cedo, as crianças são incentivadas a experimentar uma conexão com o Divino. Promover o desenvolvimento espiritual dos jovens e das crianças tem um papel especial no Sikhismo; crianças pequenas participam plenamente de orações e rituais como a meditação, que os ensina a se conectar consigo mesmos e com o Divino.
Rituais e celebrações religiosas nos primeiros anos Muitos rituais religiosos e celebrações ocorrem durante este período, como a cerimônia de nomeação, visitas a locais de culto para uma oração especial pela saúde e bem-estar, o primeiro corte de cabelo, a primeira refeição sólida e a primeira leitura da sagrada escritura, para citar alguns. Durante esta época, os pais se tornam pais que estão enraizados em suas tradições religiosas e culturais. Essas práticas religiosas podem ajudar a promover o bem-estar das crianças e transmitir a elas valores que podem se desenvolver como fundamentos para a nutrição espiritual, que podem ajudá-los, mais tarde, a enfrentar situações difíceis na vida. Esses fundamentos éticos nos permitem pensar e agir de forma honesta, empática e responsável. |
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