Encontro 1

3ª Sessão - Desenvolvimento espiritual de crianças


Encontro 1 – Indo além


OBJETIVO

Compreender o desenvolvimento espiritual das crianças, por que é importante e como contribui para o bem-estar na infância.

 

MATERIAIS E PREPARAÇÃO

  • papel, canetinhas em cores diferentes;
  • tópicos “Rumo a uma compreensão da espiritualidade”, “Espiritualidade…” e “Uma espiritualidade para ir além” disponíveis no e-Espiritualidade na infância;

COMO VOCÊ PODE FAZER

1. Dê as boas-vindas aos participantes. Explique que durante esta atividade eles irão refletir sobre o que é o desenvolvimento espiritual e sua importância e contribuição para o bem-estar das crianças.

2. Comece com um poema ou uma escritura sagrada que você considere apropriada e que inclua os diversos participantes na sala.

Poema proposto por Khalil Gibran de O Profeta:

E uma mulher que segurava um bebê contra o peito, disse: "Fale-nos das crianças". 

E ele disse:

Seus filhos não são seus filhos.

Eles são os filhos e filhas da saudade da Vida por si mesmos.

Eles vêm através de você, mas não de você. E

embora estejam com você, eles não pertencem a você.

Você pode dar a eles seu amor, mas não seus pensamentos,

pois eles têm seus próprios pensamentos.

Você pode abrigar seus corpos, mas não suas almas,

Pois suas almas habitam na casa de amanhã, que você

não pode visitar, nem mesmo em seus sonhos.

Você pode se esforçar para ser como eles, mas não procure fazê-los como você,

pois a vida não retrocede nem se detém no ontem...

Crie algum tempo para reflexão e incentive os participantes a compartilhar livremente.


3. No centro de um papel, escreva “Espiritualidade das Crianças” e peça aos participantes que compartilhem o que isso significa para eles. Escreva as palavras que os participantes expressam. Enfatize que não há resposta certa ou errada; o objetivo é coletar as percepções e ideias do grupo, de suas crenças religiosas ou espirituais, infância, do país/comunidade em que cresceram. Abra espaço para que os participantes compartilhem e desenvolvam suas ideias. Veja o exemplo abaixo:

4. Organize os participantes em pequenos grupos, peça para acessarem o tópico “Espiritualidade…”, no e-Espiritualidade na infância, e diga para cada grupo quais frases cada grupo deve ler – duas ou três para cada grupo. Depois da leitura, peça para o grupo compartilhar ideias, perguntas e reflexões sobre o que foi lido. Certifique-se de que haja pelo menos uma pessoa com um bom nível de alfabetização em cada grupo.

De volta ao grupo principal, peça que cada pequeno grupo compartilhe suas frases e fale sobre o que elas significam e as reflexões que fizeram sobre elas.

5. Conclua a sessão dizendo que a espiritualidade é parte do ser humano e precisa ser nutrida para florescer. Peça aos participantes que formem um círculo e compartilhem uma ou duas palavras que captem o que aprenderam durante a sessão sobre o que a espiritualidade significa para eles. Reforce que não há respostas certas ou erradas e que cada pessoa experimenta a espiritualidade de maneiras diversas e únicas.


RECOMENDAÇÕES PARA TREINADORES

Convide os facilitadores para…

  • Ler os tópicos “Compreensão da espiritualidade” e “Uma espiritualidade para ir além” 
  • Conferir os recursos disponíveis no site do Consórcio;
  • Refletir como você faria essa atividade com pais, cuidadores e educadores? Como você exploraria o tópico de forma a permitir que os participantes reflitam sobre sua própria espiritualidade e porque o desenvolvimento espiritual das crianças é importante para seu desenvolvimento integral.

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