É importante preparar famílias e comunidades para apoiar o bem-estar integral das crianças e para desafiar as normas culturais e sociais que violam a dignidade das crianças, incluindo violência de gênero, punição corporal, violência e abuso sexual.
Quando recebem informações e ferramentas para práticas positivas de educação infantil, podem efetivamente construir normas sociais positivas que contribuam para o bem-estar da criança.
Cuidado integral para o desenvolvimento na primeira infância
Uma abordagem de desenvolvimento integral contribui para que as crianças alcancem todo o seu potencial e ajuda a criar as bases para a aprendizagem e o bem-estar ao longo da vida. Nesse sentido, deve-se dar atenção à boa saúde, nutrição adequada, segurança e proteção, cuidados responsivos e oportunidades de aprendizado. Estas cinco áreas são definidas no documento "Cuidado integral para o desenvolvimento na primeira infância" publicado pela OMS, UNICEF e Banco Mundial e muitos outros parceiros, que oferecem estratégias-chave para apoiar o desenvolvimento integral de crianças desde a gravidez até os três anos de idade.
A estrutura oferece condições para manter as crianças seguras, saudáveis e bem nutridas, prestando atenção e respondendo às suas necessidades e interesses, incentivando-as a explorar seu ambiente e interagir com cuidadores e outras pessoas.
Nos primeiros anos de vida, os pais, familiares que vivem perto e cuidadores são os mais próximos da criança pequena e, portanto, os melhores provedores de cuidado integral. É por isso que ambientes familiares seguros são importantes para crianças pequenas.
Políticas apropriadas e serviços comunitários devem estar funcionando para garantir que os cuidadores tenham tempo e recursos para fornecer cuidados de forma integral. Abordar o desenvolvimento espiritual das crianças como parte de seu desenvolvimento integral é peça integrante do cuidado responsivo; é essencial para criar ambientes seguros para crianças, fomentando o apego, garantindo oportunidades de aprendizagem precoce, apoiando pessoas sensíveis, estimulação responsiva e promovendo o desenvolvimento de um relacionamento seguro e mutuamente gratificante com a criança.
A proteção contra a violência, um pré-requisito para o desenvolvimento espiritual saudável, também é transversal a esses componentes dos cuidados integrais.
Este material destina-se a apoiar a adoção de uma abordagem de desenvolvimento integral da criança em programas para pais - uma abordagem que inclui o desenvolvimento espiritual das crianças e o envolvimento das comunidades religiosas e espirituais e pessoas que podem ser influenciadores críticos no sistema ecológico da criança. O material recomenda integração desta abordagem em programas de desenvolvimento da primeira infância existentes, ajudando assim a abordar múltiplos domínios de desenvolvimento de forma integral, por meio de serviços integrados.
Os programas que visam apoiar o desenvolvimento integral das crianças devem abordar os diferentes domínios do desenvolvimento na infância, considerando o desenvolvimento espiritual como um aspecto do bem-estar das crianças; garantir uma abordagem comunitária que funciona simultaneamente com os diferentes sistemas que permeiam a vida das crianças, incluindo a família, a escola, a religião e comunidades espirituais, e a sociedade em geral; e ser apoiado por intervenções que abordam a saúde infantil, nutrição, aprendizagem precoce, cuidados responsivos, segurança e proteção. |
Desenvolvimento na primeira infância - A base das capacidades ao longo da vida
Um dos ganhos mais impressionantes da primeira infância é o desenvolvimento do cérebro. O cérebro é um dos poucos órgãos não totalmente desenvolvidos no nascimento. Embora o cérebro comece a se desenvolver em algumas semanas após a concepção, a infância e a primeira infância são especialmente críticas para determinar a base neurológica para o desenvolvimento de habilidades e o bem-estar da criança.
O período da gravidez é especialmente importante no desenvolvimento do feto e o cérebro formando a base para um vínculo e apego seguros. Mesmo antes da concepção, o ambiente influencia a saúde física e mental dos pais e molda sua futura capacidade de cuidar da criança durante a gravidez e após o nascimento. O cuidar da criança começa durante a gravidez, quando as mães e outros cuidadores podem começar a falar e cantar para o bebê. No final do segundo trimestre de gravidez, o feto em crescimento pode ouvir. E, desde o nascimento, o bebê pode reconhecer a voz da mãe.
Nos primeiros meses após o nascimento, mais de 1 milhão de novas conexões neurais se formam a cada segundo à medida que o bebê sente o ambiente ao seu redor. Após esse período de rápida proliferação, as conexões são reduzidas por meio de um processo chamado poda, que permite que os circuitos cerebrais se tornem mais eficientes. À medida que a criança cresce, essas conexões diminuem à medida que os caminhos começam a se consolidar.
Os genes, transmitidos a nós por pais biológicos, estabelecem a ampla base para o desenvolvimento posterior, mas o ambiente onde as crianças crescem afeta dramaticamente a expressão genética e é, portanto, fundamental para o seu desenvolvimento. Juntos, traços genéticos e influências ambientais moldam a qualidade da arquitetura do cérebro e estabelecem uma base sólida ou frágil para todos os aprendizados, saúde e comportamentos que se seguem.
Os primeiros anos de vida de uma criança têm uma influência significativa no surgimento e desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais, emocionais, sociais e espirituais, que são importantes pré-requisitos para o sucesso na escola e, posteriormente, no local de trabalho e na comunidade. É nesta luz que bebês e crianças pequenas precisam de muitas experiências positivas e estimulantes neste momento, quando seu cérebro está se desenvolvendo tão rapidamente. Pais, cuidadores e educadores têm um papel decisivo e responsabilidade, já que praticamente todo esse período vital é passado em casa ou em creches e escolas.
- [e-Capacitação]
- >
- [Facilitadores em e-Espiritualidade]
- >
- 2ª Sessão-Módulo 1
- >
- Cuidado integral das crianças