2ª Sessão - Primeira infância e o desenvolvimento integral das crianças
Encontro 3 – A vida das crianças em nossas mãos
OBJETIVO
Descrever os diferentes aspectos do desenvolvimento integral e bem-estar e o papel central dos pais, cuidadores e educadores e da comunidade.
MATERIAIS E PREPARAÇÃO
- papel e caneta/giz de cera para os participantes;
- tópicos: “Desenvolvimento da criança”, “Cuidado integral da criança” e “Rituais religiosos e espirituais na primeira infância”, disponíveis no e-Espiritualidade na infância;
- silhuetas de crianças.
COMO VOCÊ PODE FAZER
1. Crie um ambiente acolhedor e convide os participantes a encontrar uma posição confortável. Apresenta-lhes a atividade e seu objetivo. Revisite a última sessão e o diagrama dos domínios de desenvolvimento integral e como eles estão conectados.
2. Prepare com antecedência pequenas silhuetas de crianças, uma para cada participante. Você pode usar o exemplo fornecido na figura abaixo, clicando aqui.
3. Peça aos participantes que olhem para a criança e pensem:
- Como cuidadores, temos a vida de nossos filhos em nossas mãos?
- Qual é nossa principal responsabilidade como pais e cuidadores para apoiar seu bem-estar integral?
- Qual é o papel da comunidade no apoio ao desenvolvimento integral das crianças?
- Como os atores comunitários podem se envolver mais na promoção dos cuidados necessários para o desenvolvimento das crianças?
- Como nossa religião ou tradições espirituais apoiam pais e cuidadores na promoção do bem-estar espiritual das crianças?
4. Peça aos participantes para acessar o tópico “Cuidado integral da criança”, no e-Espiritualidade na infância e ver a imagem disponível. Converse com eles sobre o que significa a figura e que é preciso priorizar a atenção à boa saúde, nutrição adequada, segurança e proteção, cuidados e oportunidades de aprendizado para o cuidado integral da criança.
5. Conclua a atividade refletindo com os participantes sobre como diferentes setores podem ajudar a atender às necessidades das crianças em todos os domínios do desenvolvimento, incluindo seu desenvolvimento espiritual.
Compartilhe que, nos primeiros anos de vida, os pais, familiares íntimos e cuidadores são os mais próximos da criança pequena e, portanto, os melhores provedores de cuidados. É por isso que ambientes familiares seguros são importantes para crianças pequenas.
Políticas públicas apropriadas e serviços comunitários devem estar em vigor para garantir que os cuidadores tenham tempo e recursos para fornecer cuidados adequados.
Abordar o desenvolvimento espiritual das crianças como parte de seu desenvolvimento integral é parte integrante do cuidado responsivo. As tradições religiosas e espirituais desempenham um papel importante na promoção da espiritualidade das crianças por meio da vida comunitária, práticas religiosas, serviço ao próximo e outros meios. A participação religiosa ou espiritual comunitária em rituais e práticas, reforçada por laços e normas sociais, ajuda as pessoas a prosperar.
RECOMENDAÇÕES PARA TREINADORES Convide os facilitadores para…
|
- [e-Capacitação]
- >
- [Facilitadores em e-Espiritualidade]
- >
- 2ª Sessão-Módulo 1
- >
- Encontro 3