Encontro 3

2ª Sessão - Primeira infância e o desenvolvimento integral das crianças


Encontro 3 – A vida das crianças em nossas mãos


OBJETIVO

Descrever os diferentes aspectos do desenvolvimento integral e bem-estar e o papel central dos pais, cuidadores e educadores e da comunidade.



MATERIAIS E PREPARAÇÃO

  • papel e caneta/giz de cera para os participantes;
  • tópicos: “Desenvolvimento da criança”, “Cuidado integral da criança” e “Rituais religiosos e espirituais na primeira infância”, disponíveis no e-Espiritualidade na infância;
  • silhuetas de crianças.

COMO VOCÊ PODE FAZER

1. Crie um ambiente acolhedor e convide os participantes a encontrar uma posição confortável. Apresenta-lhes a atividade e seu objetivo. Revisite a última sessão e o diagrama dos domínios de desenvolvimento integral e como eles estão conectados.

2. Prepare com antecedência pequenas silhuetas de crianças, uma para cada participante. Você pode usar o exemplo fornecido na figura abaixo, clicando aqui

3. Peça aos participantes que olhem para a criança e pensem:

  • Como cuidadores, temos a vida de nossos filhos em nossas mãos? 
  • Qual é nossa principal responsabilidade como pais e cuidadores para apoiar seu bem-estar integral?
  • Qual é o papel da comunidade no apoio ao desenvolvimento integral das crianças? 
  • Como os atores comunitários podem se envolver mais na promoção dos cuidados necessários para o desenvolvimento das crianças?
  • Como nossa religião ou tradições espirituais apoiam pais e cuidadores na promoção do bem-estar espiritual das crianças?

4. Peça aos participantes para acessar o tópico “Cuidado integral da criança”, no e-Espiritualidade na infância e ver a imagem disponível. Converse com eles sobre o que significa a figura e que é preciso priorizar a atenção à boa saúde, nutrição adequada, segurança e proteção, cuidados e oportunidades de aprendizado para o cuidado integral da criança.

5. Conclua a atividade refletindo com os participantes sobre como diferentes setores podem ajudar a atender às necessidades das crianças em todos os domínios do desenvolvimento, incluindo seu desenvolvimento espiritual.

Compartilhe que, nos primeiros anos de vida, os pais, familiares íntimos e cuidadores são os mais próximos da criança pequena e, portanto, os melhores provedores de cuidados. É por isso que ambientes familiares seguros são importantes para crianças pequenas.

Políticas públicas apropriadas e serviços comunitários devem estar em vigor para garantir que os cuidadores tenham tempo e recursos para fornecer cuidados adequados.

Abordar o desenvolvimento espiritual das crianças como parte de seu desenvolvimento integral é parte integrante do cuidado responsivo. As tradições religiosas e espirituais desempenham um papel importante na promoção da espiritualidade das crianças por meio da vida comunitária, práticas religiosas, serviço ao próximo e outros meios. A participação religiosa ou espiritual comunitária em rituais e práticas, reforçada por laços e normas sociais, ajuda as pessoas a prosperar.


RECOMENDAÇÕES PARA TREINADORES

Convide os facilitadores para…

  • Ler os tópicos “Desenvolvimento da criança”, “Cuidado integral para o desenvolvimento na primeira infância”, “Desenvolvimento infantil: o que a ciência mostra?” e “O que as pesquisas trazem de novidade?”
  • Conferir os recursos disponíveis no site do Consórcio;
  • Refletir como você faria essa atividade com pais, cuidadores e educadores? Como você exploraria o tópico de forma a permitir que os participantes entendam como diferentes setores podem ajudar a atender às necessidades das crianças em todos os domínios do desenvolvimento, incluindo seu desenvolvimento espiritual?

[Você está aqui:]