Tópico - Encontro 1

2ª Sessão - Primeira infância e o desenvolvimento integral das crianças


Encontro 1 – A importância crítica dos primeiros anos


OBJETIVO

Identificar a importância dos primeiros anos para o desenvolvimento das crianças e  seu bem estar.

 

MATERIAIS E PREPARAÇÃO

  • Papel e caneta/giz de cera para os participantes; e o
  • tópicos sobre desenvolvimento infantil no e-Espiritualidade na infância

COMO VOCÊ PODE FAZER

1. Dê as boas-vindas aos participantes, apresente os objetivos e convide os participantes a se sentarem confortavelmente.

2. Convide os participantes a imaginar que voltaram à infância. Peça-lhes que recordem uma experiência ou sentimento de sua infância: um momento especial, ou um momento em que se sentiram seguros, maravilhados, alegres, tristes, conectados à natureza, algo que fizeram ou viram e que jamais esqueceram.
Este momento será importante para iniciar esta atividade.
Anote o que os participantes dizem sobre suas lembranças em um papel.
Resuma o que os participantes compartilharam e reconheça as diversas experiências e situações.

3. Convide cada participante a desenhar uma grande árvore em uma folha de papel. A árvore deve ter, pelo menos, raízes, troncos, folhas e galhos.

4. Instrua cada participante a pensar e escrever/desenhar:

  • Raízes: Pense nos espaços/pessoas/experiências que contribuíram para ser quem você é hoje.
    Por exemplo, morar com seus avós, frequentar uma escola específica, um determinado ensinamento de seus pais, uma comunidade religiosa ou espiritual da qual você fazia parte ou até mesmo alguns desafios que você enfrentou.
  • Tronco: Como as experiências na primeira infância contribuíram para o seu desenvolvimento e bem-estar físico, mental, social, emocional e espiritual?
    Por exemplo, histórias que seus pais ou um adulto próximo leram para você, interação com vizinhos, apoio recebido pela comunidade, etc. 
  • Folhas: Pense nas experiências de sua infância que o ajudaram a se conectar consigo mesmo e com os outros, com a natureza ou com aquilo que as pessoas chamam de Deus, o Divino, o Transcendente ou a Realidade Suprema.
    Por exemplo, uma atividade comunitária da qual você participou, um jogo que você jogou com amigos ou irmãos, momentos que passou com sua família, um ritual ou práticas religiosas.
  • Ramos: Como suas tradições religiosas ou espirituais influenciaram seus primeiros anos de vida? Convide os participantes a compartilhar suas árvores com a pessoa ao lado.

5. No grupo principal, peça aos participantes que compartilhem os destaques de suas discussões e crie algum espaço para que reflitam e troquem ideias sobre:

  • Como suas próprias experiências na infância influenciaram quem você é hoje e como agora você vê o mundo e as crianças? Para quem é pai ou trabalha com crianças, como essas experiências influenciaram na forma como você educa e trabalha com crianças?
  • O que você acha que as comunidades, incluindo comunidades religiosas e espirituais, precisam fazer diferente, melhorar ou continuar fazendo para apoiar o desenvolvimento integral da criança? Convide os participantes a compartilhar suas reflexões sobre algumas das questões, identificar pontos em comum e pontos-chaves.

6. Compartilhe com os participantes que, conforme visto na discussão anterior, os primeiros anos de vida de uma criança têm uma influência significativa no desenvolvimento físico, intelectual, emocional, social e espiritual e nas capacidades em todas essas áreas, que são pré-requisitos importantes para o sucesso na escola e, posteriormente, no local de trabalho e na comunidade.

Peça aos participantes para acessar o e-Espiritualidade na infância, aqui no aplicativo, e ler o conteúdo dos tópicos “Desenvolvimento da criança”, “Desenvolvimento infantil: o que a ciência mostra?” e “O que as pesquisas trazem de novidade?”. Se possível, visualizar os vídeos do youtube disponíveis em alguns dos tópicos.

Pergunte aos participantes: Como você acha que o cérebro das crianças se desenvolve durante esse período?

Você sabia que nesse período há 1 milhão de conexões neurais formadas por segundo no cérebro? Este é o período de crescimento mais rápido para o cérebro.

A ciência nos diz que, embora nossos genes, transmitidos a nós por nossos pais biológicos, estabeleçam a base para o desenvolvimento posterior na vida, o ambiente em que crescemos afeta dramaticamente nosso desenvolvimento.

7. Termine a sessão compartilhando que, depois de entender as experiências pelas quais passamos quando crianças - positivas e negativas - e o impacto que elas tiveram sobre nós, é possível entender como bebês e crianças pequenas precisam de muitas experiências positivas e estimulantes neste momento em que seu cérebro está se desenvolvendo tão rapidamente.

A qualidade das experiências e cuidados que as crianças recebem durante os primeiros anos influencia fortemente sua saúde ao longo da vida, sua capacidade de aprender e de ser produtivo.

Fale que em encontros posteriores será abordado o tema da violência contra a criança e o chamado “estresse tóxico” e o quanto impactam de forma grave no desenvolvimento do cérebro, o que pode levar a problemas de aprendizagem, comportamento e físicos ao longo da vida e saúde mental.


Dica: Esta atividade pode trazer à tona fortes emoções em alguns participantes, o tópico Criando um ambiente seguro contém orientações que podem ajudar nesses momentos.


RECOMENDAÇÕES PARA TREINADORES

Convide os facilitadores para…

  • Ler os tópicos “Desenvolvimento infantil: o que a ciência mostra” e “O que as pesquisas trazem de novidade?”
  • Conferir os recursos disponíveis no site do Consórcio.
  • Refletir sobre como você faria essa atividade com pais, cuidadores e educadores? Como você exploraria o tópico de forma a não apenas melhorar a compreensão sobre o assunto, mas também apoiar e motivar pais, cuidadores e educadores a criar espaços e experiências positivas para crianças livres de qualquer forma de violência?

[Você está aqui:]