Missão do Coordenador

Missão do Coordenador da Pastoral da Criança

Os pobres não podem ser aqueles que apenas recebem;
devem ser colocados em condição de poder dar, porque sabem bem como corresponder.
Papa Francisco

Este material é destinado à capacitação dos coordenadores e equipe, tem como objetivo apresentar algumas orientações e informações que ajudarão na sua missão.

Ver
Como estão as crianças pobres que vivem na minha diocese/paróquia?
Nesta etapa, você encontra a descrição dos indicadores no Sistema de Informação que ajudam a ver como estão as crianças da sua diocese/paróquia, com destaque para os relatórios que nos apresentam a situação das crianças pobres acompanhadas pela Pastoral da Criança: uso do App da Pastoral da Criança, Metas e Coberturas entre outros.

Julgar
As crianças pobres de minha diocese/paróquia têm vida em abundância?
Julgar com o olhar da fé, se as gestantes e crianças têm efetivamente uma vida em abundância, conforme pede o Evangelho.

Nesta etapa, você encontra reflexões bíblicas e documentos da Igreja, como o Documento de Aparecida e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2019-2023), além da organização da Pastoral da Criança, sua estrutura; atribuições das coordenações nos diferentes níveis (estado, diocese, área, paróquia e comunidade); recursos necessários para a missão e como utilizá-los. São instrumentos que ajudarão a iluminar o que foi visto e preparar o coordenador para as ações as serem desenvolvidas.

Agir
Saindo em missão para ir ao encontro das crianças e gestantes que mais precisam

Nesta etapa, você encontrará informações referente a prioridade de qualquer membro de coordenação da Pastoral da Criança, que é proporcionar aos líderes boas condições de trabalho/missão. Para tanto, são apresentadas dicas de como orientar os coordenadores a organizar a capacitação desses líderes e como acompanhar o desenvolvimento de suas ações nas comunidades.

Avaliar
Avaliando os resultados para que nossa missão seja, comprovadamente, um serviço de salvar vidas

Nesta etapa, você conhecerá mais sobre como avaliar sua ação como coordenador e seus resultados, tendo como importante instrumento o Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Com as informações sobre a criança e a gestante vindo das comunidades o sistema gera relatórios que o coordenador diocesano/paroquial utilizará para avaliar a missão. São apresentadas formas de como analisar os indicadores apresentados nesses relatórios.

Celebrar
Enviando cada pessoa para missão, como discípulo missionário, para que todas as crianças tenham vida em abundância

Após a capacitação, é importante um momento de envio. Neste capítulo, é apresentada uma proposta de celebração de envio dos coordenadores como discípulos missionários enviados pelo próprio Cristo para a sua missão.

[Você está aqui:]