Demanda ética

A Demanda ética para enfrentar a violência contra crianças

Texto do International Consortium on Nurturing Values and Spirituality in Early Childhood for the Protection of Children from Violence

As tradições religiosas e espirituais reconhecem o Divino, o sagrado, em cada criança. Em muitas histórias e passagens religiosas, as crianças são vistas como uma bênção. O nascimento de uma criança é visto como uma bênção que nos aproxima da experiência e mais conscientes daquilo que é referido como Deus.

Nas religiões e tradições espirituais, as crianças são muitas vezes descritas como uma pessoa inteira, um membro muito importante da nossa sociedade,  como um dom. A ciência, ao mesmo tempo, também mostra que as crianças pequenas devem receber atenção e cuidados especiais, que elas precisam de relacionamentos positivos e cuidados interativos para se desenvolver. À sua maneira, tanto a ciência quanto a religião e tradições apontam para a importância da primeira infância. No entanto, em silêncio e segredo, muitos jovens e crianças sofrem com as diversas formas de violência que lhes são infligidas.

Um grande obstáculo para acabar com a violência contra crianças é a percepção da primeira infância como sendo primariamente um período de transição e capacidades, evoluindo para a idade adulta. Frequentemente assume-se que, somente ao atingir a idade adulta, uma pessoa é uma pessoa de pleno direito com direitos humanos.
Essa percepção deve ser desafiada: a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da criança reconhece todas as crianças como titulares de direitos que devem ser respeitadas e protegidas, em vez de serem tratados como destinatários passivos de serviços ou “ainda não pessoas”.

As comunidades religiosas são chamadas para cuidar e nutrir as crianças, não apenas porque é sua responsabilidade, mas porque têm a obrigação ética de afirmar a dignidade da criança. Ao fazer isso, eles devem reconsiderar a forma como a violência e a autoridade são usadas na criação dos filhos.
Para nutrir é preciso amar. É  preciso cuidar do desenvolvimento de outro ser humano, proporcionar condições para o melhor relacionamento com nossos filhos.

É antitético impor qualquer coisa, com ou sem violência, o que pode levar à obediência e homogeneidade, mas somente enquanto o medo dure.
Com carinho, nutrimos o amor e exemplificamos isso profundamente em nós mesmos, com crianças, gentilmente, alegremente, brincando e respeitando sua dignidade e santidade. O cuidado com os filhos é uma responsabilidade divina que nos é confiada por Deus.


A Importância do brincar para a espiritualidade e o bem-estar das crianças

O desenvolvimento de um espírito lúdico também é fundamental para a construção de resiliência, a capacidade de superar as adversidades, o que ajuda a lidar com o estresse, a sensação de fracasso e desconexão.

O direito de brincar também está estipulado no artigo 31 da Convenção das Nações Unidas sobre a Direitos da Criança que reconhece o direito do criança ao descanso e ao lazer, a se envolver em atividades lúdicas e recreativas adequadas à idade da criança e de participar livremente na vida cultural e artística. Comentário Geral nº 17 de a Convenção das Nações Unidas sobre a Direitos da Criança expressa a contribuição crítica do brincar para o bem-estar espiritual das crianças, bem como para a proteção da terra. “As crianças passam a compreender, apreciar e cuidar da natureza e do mundo através da exposição, brincadeiras autodirigidas e exploração com adultos que comunicam suas maravilha e significado. Memórias de brincadeiras infantis e lazer na natureza se fortalecem como recursos para lidar com o estresse, inspirar um sentimento de admiração espiritual e encorajar administração para a terra. Brincar em ambientes naturais também contribui para a agilidade, equilíbrio, criatividade, cooperação social e concentração" (UN Committee on Convention of the Rights of the Child. (2013). General Comment on the right of the child to rest, leisure, play, recreational activities, cultural life and the arts (art. 31). https://www.refworld.org/docid/51ef9bcc4.html).

O brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Pelo brincar - livremente inventado ou guiado - em um ambiente seguro, as crianças podem mergulhar profundamente em um alegre conjunto de experiências: explorando seus sentidos, dando sentido ao mundo, expressar e lidar com as emoções e se envolver com os outros. No entanto, quando o jogo é guiado, não se deve tirar a natureza do espírito lúdico das crianças e sua genuína capacidade de desfrutar. Pelo contrário, devem ser criados espaços para que as crianças expressem sua ludicidade, pois isso por si só oferece a faísca para que as crianças criem espaços que estimulam seu crescimento espiritual (Arigatou International. (2021). Learning to Live Together. An Intercultural and Interfaith Program for Ethics Education for Children 6 to 11 years old. p. 43)

Este kit de ferramentas, portanto, argumenta que, ao desenvolver a espiritualidade das crianças nos primeiros anos, contribuições críticas podem ser feitas para a proteção das crianças contra a violência.

O desenvolvimento espiritual das crianças requer três condições principais, conforme apresentado antes, que apoiam o surgimento e o florescimento de capacidades espirituais. Essas condições exigem que pais, cuidadores e educadores usem formas não violentas de educação que afirmam a dignidade da criança, e a criar espaços e ambientes para crianças que sejam amorosos e respeitosos, seguros e livres de violência; expor as crianças a experiências que são capacitadoras, apoia o desenvolvimento de sua agência e permite que elas desenvolvam interconectividade com os outros, assim como praticar valores éticos e desenvolver um senso de comunidade.


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