Caminhada na natureza

O que estimula: admiração e maravilha, curiosidade, questionamento.

Preparação e materiais:

- Papel ou folhas do seu caderno

- Giz de cera, lápis ou tinta  

Idades recomendadas:

3 a 5 anos 

5 a 8 anos

Por que essa atividade é importante?

Fazer uma caminhada pela natureza incentiva as crianças a descobrir e explorar o mundo intencionalmente ao seu redor, indagando e investigando. Eles aprendem seu lugar na natureza e no ambiente e podem ver o impacto que os seres humanos têm sobre plantas e animais. A capacidade infantil espiritual de admirar e maravilhar-se com o mundo natural, seu investimento na beleza ao seu redor, e sua curiosidade pela natureza alimenta sua responsabilidade de cuidar do planeta. Ao observar a natureza intencionalmente, as crianças aprendem a respeitar o mundo natural e todos os seres nele.

Como você pode fazer isso:

PARA IDADES DE 3-5 E 5-8 ANOS:

  1. Explique ao seu filho que vocês vão fazer uma caminhada pela natureza para ver o que podem encontrar juntos.
  2. Primeiro, você precisa criar uma lista de verificação para marcar o que vê. Com seu papel, desenhe ou escreva (dependendo da habilidade da criança) entre 5-10 itens da natureza que você acha que pode ver na caminhada. Você pode criar uma lista em conjunto ou uma para cada. Algumas ideias podem incluir:
  • Folhas verdes
  • Solo
  • Árvores altas
  • Sol
  • Água
  • Céu
  • Animais
  • Grama

Quando terminar, prepare-se para a caminhada. Aproveitem a caminhada juntos, marcando os itens à medida que os veem. Você pode notar itens interessantes que você não previu, como uma borboleta. Permita que seu filho explore o que vê ao seu redor, pergunte e responda às perguntas um do outro e mergulhe no ambiente natural. De acordo com a habilidade da criança, você também pode perguntar:

  • Que parte da natureza você acha interessante/surpreendente?
  • Somos todos parte da natureza; como podemos cuidar disso?
  • Existe algum lugar que você vê a natureza danificada? Onde?

Depois de voltar para casa, você pode falar sobre o que viu e o que não viu. Agradeça ao seu filho por lhe mostrar como a natureza pode ser maravilhosa, mas como às vezes ela também é danificada. O que podemos fazer quando a natureza é danificada? Por que está danificado? O que podemos fazer para proteger a natureza? Como todos fazemos parte da natureza, todos temos um papel a desempenhar para mantê-la protegida.

Dica de como realizar esta atividade em grupo

Prepare o grupo para dar um passeio e certifique-se de ter adultos suficientes para supervisionar o grupo de crianças. Antes de sair, sentem-se em círculo e criem uma lista com as crianças como acima. Dê a cada criança um post-it ou pequenos papéis para desenhar ou escrever (ou ambos!) o que eles acham que você verá na caminhada. Adicione os post-its a um grande pedaço de papel para olhar e discutir quando voltar. Conte quantos objetos você viu nos post-its e adicione novos objetos que não estavam lá antes!

[Você está aqui:]