O que estimula: admiração e maravilha, curiosidade, questionamento.
Preparação e materiais:
- Papel ou folhas do seu caderno
- Giz de cera, lápis ou tinta
Idades recomendadas:
3 a 5 anos
5 a 8 anos
Por que essa atividade é importante? Fazer uma caminhada pela natureza incentiva as crianças a descobrir e explorar o mundo intencionalmente ao seu redor, indagando e investigando. Eles aprendem seu lugar na natureza e no ambiente e podem ver o impacto que os seres humanos têm sobre plantas e animais. A capacidade infantil espiritual de admirar e maravilhar-se com o mundo natural, seu investimento na beleza ao seu redor, e sua curiosidade pela natureza alimenta sua responsabilidade de cuidar do planeta. Ao observar a natureza intencionalmente, as crianças aprendem a respeitar o mundo natural e todos os seres nele. |
Como você pode fazer isso:
PARA IDADES DE 3-5 E 5-8 ANOS:
- Explique ao seu filho que vocês vão fazer uma caminhada pela natureza para ver o que podem encontrar juntos.
- Primeiro, você precisa criar uma lista de verificação para marcar o que vê. Com seu papel, desenhe ou escreva (dependendo da habilidade da criança) entre 5-10 itens da natureza que você acha que pode ver na caminhada. Você pode criar uma lista em conjunto ou uma para cada. Algumas ideias podem incluir:
- Folhas verdes
- Solo
- Árvores altas
- Sol
- Água
- Céu
- Animais
- Grama
Quando terminar, prepare-se para a caminhada. Aproveitem a caminhada juntos, marcando os itens à medida que os veem. Você pode notar itens interessantes que você não previu, como uma borboleta. Permita que seu filho explore o que vê ao seu redor, pergunte e responda às perguntas um do outro e mergulhe no ambiente natural. De acordo com a habilidade da criança, você também pode perguntar:
- Que parte da natureza você acha interessante/surpreendente?
- Somos todos parte da natureza; como podemos cuidar disso?
- Existe algum lugar que você vê a natureza danificada? Onde?
Depois de voltar para casa, você pode falar sobre o que viu e o que não viu. Agradeça ao seu filho por lhe mostrar como a natureza pode ser maravilhosa, mas como às vezes ela também é danificada. O que podemos fazer quando a natureza é danificada? Por que está danificado? O que podemos fazer para proteger a natureza? Como todos fazemos parte da natureza, todos temos um papel a desempenhar para mantê-la protegida.
Dica de como realizar esta atividade em grupo Prepare o grupo para dar um passeio e certifique-se de ter adultos suficientes para supervisionar o grupo de crianças. Antes de sair, sentem-se em círculo e criem uma lista com as crianças como acima. Dê a cada criança um post-it ou pequenos papéis para desenhar ou escrever (ou ambos!) o que eles acham que você verá na caminhada. Adicione os post-its a um grande pedaço de papel para olhar e discutir quando voltar. Conte quantos objetos você viu nos post-its e adicione novos objetos que não estavam lá antes! |
- [e-Capacitação]
- >
- [e-Espiritualidade na infância]
- >
- Sugestão de atividades com as crianças
- >
- Caminhada na natureza