O que estimula: admiração e maravilha, curiosidade, atenção plena, questionamento
Preparação e materiais:
- Bandeja ou tigela rasa grande
- Areia ou terra
- Pequenos copos de plástico, potes de iogurte reciclados ou pequenos recipientes
- Colher
OU
- Grande bandeja rasa ou tigela cheia até a metade com água
- Baldes pequenos ou copos de plástico recicláveis
- Peneira
- Colher
Idades recomendadas:
3 a 5 anos
5 a 8 anos
Por que essa atividade é importante? Brincar com objetos e brinquedos que estimulam o tato, paladar, olfato, visão e audição da criança permite que as crianças explorem, descubram e sejam curiosas sobre o mundo ao seu redor. Esta atividade ajuda as crianças a desenvolver a sua imaginação, explorando o que é possível e o que não é, e dá-lhes a oportunidade de resolver problemas. Brinquedos e atividades que usam os sentidos são especialmente bons para acalmar e desestressar crianças, portanto, são uma ótima maneira de desenvolver a autorregulação (habilidade ligada à inteligência emocional, que envolve a administração de emoções e comportamentos). |
Como fazer:
PARA IDADES DE 3 A 5 ANOS:
- Pegue a caixa ou bandeja e coloque-a no chão. Como essa atividade pode ficar bagunçada, você pode colocar jornais embaixo da bandeja para manter o chão limpo ou pode ser feito do lado de fora ou diretamente em um local com areia ou terra em um parque, praça ou jardim, por exemplo.
- Na bandeja, coloque areia ou terra, os copos e pequenos objetos do recipiente. Convide seu filho para brincar! Se sua bandeja for muito grande, algumas crianças podem gostar de sentar dentro dela para sentir a areia ou o solo em sua pele. Algumas perguntas para guiar a peça:
- Como é a sensação da areia/solo em seus dedos?
- Qual é o cheiro/aparência da areia/solo?
- Você pode encher o copo até o topo com areia/terra?
Permita que seu filho brinque pelo tempo que quiser e divirta-se brincando com ele. Deixe-os ser expostos aos diferentes sentimentos em seus sentidos. Quando terminar de brincar, incentive seu filho a limpar com você. Você pode perguntar a eles: O que você gostou em tocar juntos hoje?
PARA IDADES 5-8 ANOS:
- Pegue a caixa ou bandeja e coloque-a no chão e encha-a com água. Isso não deve ser muito profundo por motivos de segurança, portanto, uma bandeja grande e rasa é a preferida para essa atividade. Como esta atividade envolve se molhar, pode ser melhor conduzida ao ar livre.
- Quando sua bandeja estiver cheia de água, encontre objetos pela casa que permitam que seu filho derrame, meça e mova a água. Coloque-os dentro da bandeja. Convide seu filho para brincar!
- Permita que eles sintam a água em seus dedos, vejam-na derramar, talvez até se molhem e sintam a água em sua pele. Você pode até adicionar alguns cubos de gelo e pedir ao seu filho para ver como ele se sente em comparação com a água! Você pode perguntar ao seu filho:
- Como é a sensação da água em seus dedos das mãos/pés/lábios?
- Qual é o gosto/cheiro/som da água?
- O que podemos fazer com a água?
- Por que a água é tão importante para nós? Onde podemos encontrar água na natureza?
Permita que seu filho brinque pelo tempo que quiser e divirta-se brincando com ele. Quando terminar de brincar, incentive seu filho a limpar com você. Reflita depois perguntando ao seu filho: Por que a água é tão importante para nós? Por que a água é importante para o nosso planeta?
Dica de como realizar esta atividade em grupo Dependendo do tamanho do grupo, você pode dividi-lo em grupos menores e ter diferentes bandejas disponíveis para as crianças brincarem. Ou realizarem ao ar livre onde tem areia ou terra, como em uma praça, parque ou jardim, por exemplo. |
Atividade: Tocar e Sentir
O toque reúne uma coleção de objetos que permitem que as crianças explorem usando seus sentidos de forma aberta. Também conhecido como jogo sensorial ou caixas sensoriais, o tocar e sentir cria a sensação de admiração de uma criança por diferentes elementos; como eles se sentem/aparecem, como os objetos interagem e os ruídos que eles fazem. Embora construa seu senso de exploração e investigação, permite que eles brinquem livremente em qualquer ideia que tenham. Jogar água, medir copos de areia permite que a criança explore criativamente os materiais à sua frente e as formas como os diferentes materiais interagem uns com os outros.
Tocar e sentir estimula o desenvolvimento da imaginação em um ambiente descontraído, pois a criança pode sentir/cheirar/ver/ouvir como os materiais ao redor. Eles aprendem a explorar com seus sentidos em seu próprio ritmo, gerando uma consciência para os objetos que existem ao seu redor. Através do desenvolvimento da consciência sensorial, a criança aprende a lidar com diferentes objetos com respeito e cuidado, fundamentando-os em seu ambiente.
Crianças com diferenças no funcionamento de seu organismo
Algumas crianças têm sensibilidades sensoriais, o que significa que seus sentidos podem ser facilmente sobrecarregados. Isso faz com que brincar com alguns materiais seja uma experiência que pode sobrecarregar uma criança. Se este for o caso, use muito poucos objetos em uma pequena caixa para começar. Por exemplo, você pode ter 3 fitas de cores diferentes em um recipiente de plástico, depois adicionando mais ou algumas bolas de borracha.
Dica Acompanhe o tópico Brincadeiras com água, tinta e areia, e aproveitem para brincarem juntos. No e-Brinquedos e Brincadeiras tem estas e muitas outras dicas de brincadeiras! |
- [e-Capacitação]
- >
- [e-Espiritualidade na infância]
- >
- Sugestão de atividades com as crianças
- >
- Tocar e sentir