Arrumando corações

O que estimula: compaixão, empatia, imaginação, amor 

Preparação e materiais: 

- Papel 

- Giz de cera, lápis ou tinta

-Tesouras (1 par adulto e 1 par infantil)

 

Idades recomendadas:

3 a 5 anos 

5 a 8 anos

Por que essa atividade é importante?

É importante criar espaços e oportunidades para que as crianças compreendam o impacto que suas palavras e ações têm nos outros e em si mesmas e aprendam a perdoar e a se reconciliar com os outros. Podemos fazer isso abordando situações difíceis com uma atitude empática, compassiva e amorosa, para que possamos resolver conflitos pacificamente com os outros e imaginar formas alternativas e não violentas de resolver conflitos. Você pode relacionar esta atividade com as escrituras religiosas relevantes do seu contexto sobre a importância da reconciliação e do perdão.

Como fazer:

PARA IDADES 3-5 E 5-8 ANOS:

  1. Em um ambiente tranquilo, sente-se com seu filho e convide-o a desenhar um coração e decorá-lo. Junte-se ao seu filho na atividade completa e desenhe um coração também. 
  2. Depois de decorar seus corações e cortá-los, pense em alguém – pode ser uma pessoa ou um animal de estimação – que guardam em seus corações. Alguém que você ama. Compartilhe quem é essa pessoa/animal de estimação e por quê.
  3. Agora dê uma instrução clara para amassar o coração que cada um de vocês acabou de fazer. Depois de amassá-lo, peça ao seu filho para tentar colocar o papel de volta como era antes. Dê algum tempo para cada um tentar achatar o papel como estava.

Depois de tentar achatar o papel, você pode compartilhar o seguinte:

Quando machucamos alguém, como amassamos o coração, é difícil fazer as pazes/consertar a situação. Às vezes é difícil pedir desculpas e que seja o mesmo que era antes de eles ficarem chateados, mas é importante tentarmos.

Você também pode discutir as seguintes questões. Alguns podem precisar ser adaptados de acordo com a idade do seu filho:

  • Podemos colocar o coração de volta como era antes? Por quê?
  • O que poderíamos fazer para corrigir as relações com as pessoas que magoamos ou que nos magoaram?
  • Por que devemos pedir desculpas quando magoamos, intencionalmente ou não, os outros? O que podemos fazer para que o outro se sinta melhor? Como podemos nos sentir melhor?
  • Você já foi ferido por alguém antes? O que aconteceu e como você se sentiu? Você encontrou uma maneira de resolver isso?

Tenha em mente

Pode ser que algumas crianças ou adultos se sintam emocionalmente sobrecarregados ao passar por esta atividade. Pode ser particularmente difícil para a criança se ela atraiu os pais e cuidadores em seus corações. Assegure-lhes que está tudo bem, que este é um lugar seguro, que você não está se sentindo magoado por isso. Mesmo sem intenção, isso pode acontecer um dia com você e seu filho, mas que o amor que você sente um pelo outro é incondicional e, portanto, amor, perdão e reconciliação sempre farão parte de seu relacionamento.


Dica de como realizar esta atividade em grupo

Fale sobre dizer 'desculpe' com o grupo. Pergunte a eles quando você pede desculpas e se eles já pediram desculpas. Agora, convide cada criança a desenhar seu próprio coração e decorá-lo. Siga as etapas acima em um grupo e reúna uma discussão em grupo para as perguntas finais.


[Você está aqui:]
[Você está aqui:]