O que estimula: compaixão, curiosidade, empatia, autoconhecimento, questionamento
Preparação e materiais:
- Tesouras (1 par adulto e 1 par infantil)
- Revistas/jornais que possam ser recortados
Idades recomendadas:
3 a 5 anos
5 a 8 anos
Por que essa atividade é importante? Esta atividade ajuda as crianças a refletirem sobre o mundo mais amplo e os diferentes modos de vida das pessoas, nossa interconexão e interdependência com os outros. À medida que seu filho cresce, essa atividade irá ajudá-los a entender as semelhanças com os outros, bem como apreciar diferenças. Ajuda-os a refletir sobre os aspectos que unem os seres humanos e os que nos definem mais especificamente também. Ela desenvolve nosso respeito pelo outro, nos une em nosso senso de pertencimento e desenvolve nosso senso de empatia e compaixão quando crianças, aprendendo a compreender a vida do outro com um coração bondoso, curioso e aberto. |
Como você pode fazer isso:
PARA IDADES DE 3-5 E 5-8 ANOS:
- Encontre um espaço para sentar com seu filho e explique que você vai aprender sobre pessoas de lugares diferentes. Juntos recortem várias imagens de pessoas em diferentes lugares e os organize para olhar. Vocês podem desenhar suas próprias imagens, ou até encontrar fotos de família em diferentes épocas.
- A partir do conjunto de imagens, peça ao seu filho que escolha uma e olhe para ela. Compartilhem o que vocês vêem e siga o fluxo natural da conversa.
- Converse sobre de onde são as fotos, sobre o que é a foto e como as pessoas nesses lugares podem viver. Compare as diferentes imagens com o contexto da criança.
Abaixo estão algumas perguntas que podem ser adaptadas de acordo com a idade da criança:
- Que alimentos você vê aqui? Todos nós comemos o mesmo tipo de comida?
- Todos nós vivemos no mesmo tipo de casa/usamos o mesmo tipo de roupa/jogamos o mesmo tipo de jogos/rezamos da mesma maneira? Como somos diferentes?
- Que tipo de jogos você vê aqui? Quais jogos você gosta de jogar? Por que você acha que as crianças ficam felizes quando brincam?
- Deixe a criança olhar as fotos pelo tempo que quiser.
Dica de como realizar esta atividade em grupo Criem ou encontrem suas próprias imagens. Incentive cada criança a escolher uma imagem e falar sobre ela em grupo. Se você estiver trabalhando com um grupo diversificado de crianças, peça e incentive-as a compartilhar experiências de sua cultura e tradições religiosas e espirituais. Se você tiver tempo, convide os pais/responsáveis a virem conversar com o grupo sobre suas tradições religiosas ou espirituais. Celebre a diversidade do grupo convidando as crianças a mostrar ao grupo os alimentos usados nas atividades religiosas, ensinar jogos e compartilhar como eles rezam. Tenha um Dia Mundial das Tradições e convide todas as crianças a vestirem as suas roupas tradicionais ou trazerem algo que seja tradicional da sua cultura, etnia ou tradição religiosa ou espiritual! |
Atividade: Cartões de Diversidade
Vivemos em um mundo plural e diverso. As crianças devem ser encorajadas a explorar a diversidade do mundo em que vivemos enquanto aprendem e apreciam as diferenças e semelhanças culturais, étnicas, sociais e religiosas com os outros. É no encontro com o outro que abrimos espaço para desafiar estereótipos e preconceitos em relação ao outro e aprender a respeitar quem é e vive de maneiras diferentes.
- [e-Capacitação]
- >
- [Facilitadores em e-Espiritualidade]
- >
- 9ª Sessão-Módulo 3
- >
- Cartões da diversidade
- [e-Capacitação]
- >
- [e-Espiritualidade na infância]
- >
- Sugestão de atividades com as crianças
- >
- Cartões da diversidade